Ainda no apagar das luzes de 2016, em meados de dezembro, o agora ex-Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Claudio Santos, inaugurou o Centro Integrado de Comando e Controle do TJRN que integra Vídeo Monitoramento e Controle de Acesso dos prédios e entorno da Sede do Tribunal e dos Fóruns.
Um dos principais investimentos realizados pela gestão 2015-2016, o sistema foi desenvolvido pela Teltex Tecnologia, responsável também pelo projeto e implantação das câmeras de segurança e equipamentos de controle de intrusão e proteção de perímetro. Além desses sistemas a Sala integra e monitora as informações recebidas da Viatura própria do TJRN e do sistema de rádio comunicações que foram entregues à comunidade junto com o Centro.
Com um investimento total de R$ 7 milhões, dos quais R$ 5 milhões foram destinados ao monitoramento dos prédios do Tribunal, o sistema conta com 288 câmeras de alta definição que irão monitorar 24 horas por dia, 7 dias por semana a Sede do Tribunal e os Fóruns: Desembargador Miguel Seabra Fagundes; Varella Barca, na Zona Norte de Natal; Desembargador Silveira Martins, em Mossoró; a Central de Flagrantes de Ribeira; Desembargador Félix de Araújo Bezerra em Nísia Floresta; Amaro Cavalcanti, em Caicó; Desembargador Danilo Barbalho Simonetti, em Goianinha; Desembargador Wilson Dantas, em Tangará e Desembargador Armando Ferreira, em São Gonçalo do Amarante.
A tecnologia aportada pela Teltex Tecnologia no projeto é a mesma utilizada na segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As câmeras Panasonic Ultra HD 360º utilizadas tem imagens 4x maiores que as câmeras fulll HD, zoom ótico que amplia imagens em até 30 vezes e visão de 360º. Isso permite um alcance maior com menos câmeras, além da captação de imagens nítidas e coloridas mesmo em condições de baixa ou nenhum luminosidade, com a visão Led infravermelha. As capacidades de recorte de imagens permitirão o monitoramento mais detalhado das áreas sensÍveis como portarias, entrada de garagens e entradas de serviço.
Além da tecnologia de vídeo, o projeto inova também com as tecnologias utilizadas para o cercamento do perímetro e controle de intrusão dos Fóruns, com o uso de barreiras de detecção por infravermelho, detectores de metais e sensores de presença de última geração, com conexão IP sem fio.
Na inauguração do Centro o Desembargador Cláudio Santos frisou a importância do projeto que garante a em unidades onde atuam juízes, servidores, promotores, advogados e defensores públicos e nas quais circulam milhares de cidadãos, todos os dias. A partir da inauguração abre-se a nova fase do projeto de segurança do TJRN: ““Nós teremos, dentro de pouco tempo, todos os órgãos do Poder Judiciário acompanhados por central 24 horas em tempo real e os investimentos, que se aplicam a cerca de meia dúzia de cidades, serão alastrados para todas as comarcas e varas do RN para que nós possamos trazer mais racionalidade nos serviços e mais eficácia na prestação da segurança a todos que integram a justiça do estado”, anunciou o presidente do TJ.”
Confira a reportagem sobre o Centro, produzida pelo Canal do TJRN:
Em tempo: o projeto de Vídeo Monitoramento e Segurança Eletrônica do TJRN foi licitado em 2016, pelo regime de Registro de Preços. A Ata de Registro de Preços desse sistema ainda está aberta para adesões, até abril de 2017 e tem abrangência estadual. Consulte-a em nossa seção de Atas.
Com informações do TJRN.