Na última quinta-feira, dia 26 de julho, foi inaugurada a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que conta com o mais avançado sistema de segurança para tribunais, cujo projeto e implantação foram realizados pela Teltex Tecnologia. A obra, que levou 12 anos para ser concluída, foi destacada como uma “longa e bela história de superação” pelo presidente do TRE RN, Desembargador Dilermando Mota.
A Teltex participou da última etapa da construção da sede, iniciando os trabalhos de implantação dos sistemas de segurança no começo de 2018. Nestes seis meses implantamos sistemas integrados de vídeo monitoramento, composto por 144 câmeras Panasonic de última geração, controle de acesso com reconhecimento facial e leitura automática de placas veiculares e uma central de controle com análises de vídeo inteligente.
Todo o controle do sistema de segurança é baseado nos softwares Genetec. O módulo Security Center Omnicast reliza o controle do sistema de vídeo monitoramento, o Security Center Synergis realiza o controle de acessos e usuários enquanto o AutoVu realiza a leitura de placas e integração com bases de dados para identificação de veículos suspeitos. O sistema integra também os softwares Algo Vision de reconhecimento facial e Agent VI para análise forense.
A integração de todos estes subsistemas propicia ao TRE RN um controle avançado de todas os indivíduos e veículos que circulam na nova sede, permitindo uma eficácia total na restrição dos acessos às áreas sensíveis do Tribunal, o que é fundamental na prevenção de fraudes e esquemas eleitorais.
O sistema permite à equipe de segurança localizar, rapidamente, qualquer indivíduo dentro das dependências do Tribunal. As portas automatizadas permitem somente a passagem dos colaboradores e/ou visitantes autorizados à ingressarem naquele ambiente. O sistema de leitura de placas próximo às cancelas, permite também barrar o acesso a veículos em situação de furto ou roubo e comunicar sua presença de forma imediata às autoridades responsáveis.
Além das questões de segurança o sistema também traz mais eficiência aos processos de recepção e triagem de pessoas e veículos, o que é fundamental para o Tribunal e Cartório Eleitoral dado o alto tráfego diário de visitantes. O reconhecimento facial e a leitura de placas agilizam os processos de portaria e demandam menos funcionários para a execução dos processos.
A conclusão da obra, com um alto nível de satisfação do cliente, como sempre, traz mais uma vez a certeza de que entregamos um projeto “estado de arte” em segurança e tecnologia.