Secretaria de Educação do Amazonas

Secretaria de Educação do Amazonas

Conectividade e Segurança Escolar para Escolas Indígenas e Rurais no Amazonas, além da implantação do novo CSC na sede da Secretaria


A Teltex foi a vencedora do edital de licitação da Secretaria de Estado do Amazonas (Seduc), lançado em 2022, que contratou serviços especializados para fortalecer e modernizar a digitalização e segurança escolar do Estado.

O projeto de segurança escolar implantado pela Teltex na SEDUC AM engloba a implantação de toda a infraestrutura física e lógica da Secretaria, provendo a conectividade e a segurança das escolas rurais, além da integração delas ao novo Centro de Serviços Compartilhados (CSC), na sede da Seduc. O projeto ainda inclui a prestação de serviços de manutenção e suporte técnico remoto e presencial nos primeiros 12 meses de contrato.

Dessa forma, tanto a sede da Seduc quanto as escolas geridas pela Secretaria, incluindo as localizadas em aldeias indígenas, foram modernizadas com redes, sistemas e equipamentos de última geração. O projeto levou conexão à internet para os alunos das localidades mais remotas do estado, como aldeias indígenas, além de fortalecer a segurança escolar e garantir computadores, tablets, kits de videoconferência, entre outros equipamentos para alunos e professores da rede estadual.

Os sistemas implantados pela Teltex também possibilitaram, em abril de 2023, a criação do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (NISE), uma ação conjunta da Sedu e Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). No Núcleo, as câmaras de videomonitoramento estão sendo acompanhadas de perto para o controle, prevenção e combate de crimes no ambiente escolar.

Proteção 360º em escolas

Junto à conectividade, a Teltex implantou nas escolas sistemas avançados de segurança eletrônica. Câmeras de alta performance, com analíticos inteligentes, e servidores de gravação foram instalados para o videomonitoramento interno e externo, com o acompanhamento em tempo integral pelo NISE.

O projeto nas escolas também contemplou laboratórios de áudio e vídeo para uso de alunos e professores, com sistemas de teleconferência e redes WiFi 6, além de micro computadores e tablets para uso dos alunos. Além disso, foram realizados treinamentos para uso e manutenção dos equipamentos, que também terão serviços de manutenção preventiva e corretiva prestados pela equipe da Teltex.

Sistemas de operações integrado na sede da Seduc

Já na sede da Seduc, em Manaus, foi instalado um novo e moderno Centro de Serviços Compartilhados (CSC), capaz de receber e controlar todos os links de conexão, redes internas de WiFi 6, serviços, aplicações e imagens de segurança de todas as escolas integradas. A nova Central contará com videowall, recursos de cibersegurança e sistemas de gerenciamento de videomonitoramento e de redes.

Tecnologias digitais avançadas

Uma das principais características dessa parceria da Teltex com a Seduc AM é o uso de equipamentos de última geração. Entre eles, destacam-se as redes WiFi 6, com tecnologia SDWan de última geração, já preparada para a chegada do 5G.

Além de funcionar a uma velocidade 25% mais rápida, a rede SDWan WiFi 6 também pode acomodar mais dispositivos, sem qualquer queda na velocidade, permitindo grande capacidade de expansão para suportar centenas de conexões sem aumentar a latência, com os mais altos requisitos de segurança da informação.

Esse sistema de conectividade engloba o gerenciamento em nuvem, que permite uma análise completa da rede WiFi em todas as escolas, com status de desempenho e conectividade, além do gerenciamento e manutenção de todos os pontos de acesso, a partir da Central de Operações.

Já o sistema de videomonitoramento será baseado na tecnologia INPEX Vídeo, que alia tecnologias avançadas de imagem e análises inteligentes de vídeo. Todos os serviços e disponibilidade dos sistemas são monitorados em nosso NOC, em São Paulo.

Equipamentos de videomonitoramento do NISE

Para dar resposta à recente onda de ataques em escolas, o Governo do Estado do Amazonas criou, em abril, o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (NISE), situado na Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.

O Núcleo está adotando medidas de segurança para inibir ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, uso de drogas, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações criminosas contra estudantes, profissionais da educação ou ataques à estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

O acompanhamento e tomadas de decisão ocorrem por meio do Sistema Integrado de Monitoramento implantado pela Teltex. Nesse sistema, as câmeras de segurança das escolas da rede estadual são interligadas com a inteligência da SSP, identificando e mapeando as regiões e zonas críticas para, assim, detectar e dar seguimento à conclusão dos casos de forma mais célere.

Já no começo das suas atividades, o NISE identificou, em 24h, 25 adolescentes envolvidos em ameaças contra escolas das redes estadual e municipal de ensino. Os alunos, todos menores, são autores das ameaças propagadas na internet, tendo como possíveis alvos escolas localizadas em diferentes regiões de Manaus. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde foi registrado boletim de ocorrência (BO) e instaurados procedimentos.

Graças aos sistemas de conectividade e videomonitoramento que vinham sendo instalados pela Teltex em escolas em todo o Amazonas, além das melhorias do Centro de Comando e Controle realizadas na sede da Secretaria da Educação, o Governo Amazonense conseguiu dar uma pronta resposta, tranquilizando pais, alunos e a sociedade.

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.