Ampliação, modernização e integração de Centros de Comando e Controle em todo o estado
A Teltex foi responsável pela ampliação da capacidade analítica e de armazenamento dos Centros de Comando da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (SESP/PR).
O projeto contemplou a entrega de equipamentos avançados e da integração entre todos os sistemas de segurança pública da SESP, unindo os dados da sede e regionais das polícias Civil e Militar do Estado.
Na execução do contrato, estão sendo implantados Centros de Comando Regionais em 29 batalhões da PM, entregues novos equipamentos ao Centro Integrado de Comando e Controle do Estado do Paraná, à sede da Polícia Civil, em Curitiba, e em algumas unidades do estado.
A implantação, ampliação e modernização dos recursos de segurança eletrônica e digital da SESP se deu com a utilização de câmeras de alta performance, com tecnologia embarcada de leitura de placas veiculares e reconhecimento facial, além de storages, switches, nobreaks e appliances de videomonitoramento. Foram entregues cerca de 200 equipamentos, agregando uma capacidade de armazenamento de imagens de 17 Petabytes à SESP e capacidades analíticas que viabilizam a automação de operações e integração de dados à segurança pública do estado do Paraná.
Soluções avançadas em segurança para o atendimento aos cidadãos
As soluções da Teltex estão proporcionando agilidade nas operações da SESP, resultando em melhores serviços aos cidadãos paranaenses. As inovações promovem, por exemplo, a integração dos sistemas de Leitura de Placas às bases de dados de veículos roubados do estado, permitindo a identificação ágil dos veículos em posse de criminosos.
Os novos equipamentos também permitem integrar os diversos sistemas de proteção do estado, como videomonitoramento, radiocomunicação, despacho, bases de dados de ocorrência, sistema de atendimento 190, base de ocorrências, etc, otimizando o tempo médio de atendimento ao cidadão.
As novas soluções ainda disponibilizam informações mais assertivas sobre a criminalidade aos policiais, como zonas quentes onde ocorrem mais homicídios, assaltos, entre outros, otimizando não somente a investigação, como também a prevenção proativa da ocorrência dos crimes.
Tecnologias Integradas para o projeto Olho Vivo da Segurança Pública
Através da parceria com a Teltex, o governo do Estado do Paraná instalou os equipamentos necessários para a execução do projeto Olho Vivo, lançado em maio de 2022. Nesse projeto, as mais de três mil câmeras ligadas ao Centro de Comando e Controle do Paraná estão sendo interligadas com sistemas de videomonitoramento municipais e federais, em convênios firmados pelo governo paranaense.
Para isso, estão sendo implantados 29 Centros de Comando e Controle espalhados por todo o estado, monitorando áreas que acomodam 65% de toda a população paranaense. Os recursos de inteligência artificial do sistema e a integração dos dados auxiliam na recuperação de veículos roubados ou furtados, no comprimento de mandados de prisão, entre outras ações de segurança. Os Centros de Comando e Controle estão sendo instalados em Curitiba e cidades da região metropolitana, além de municípios das regiões do litoral, Campos Gerais, Noroeste, Norte, Norte Pioneiro, Oeste e Sudoeste