Implantação de Iluminação Pública LED
Graças ao modelo de locação mensal, a Prefeitura de Centralina conseguiu implantar a iluminação pública LED em todo o munícipio, trazendo melhoria na qualidade de vida de seus cidadãos.
A iluminação pública tem papel fundamental para o pleno desenvolvimento social e econômico dos municípios, e é também um fator primordial para a segurança pública dos centros urbanos, no que se refere ao tráfego de veículos e de pedestres e à prevenção da criminalidade. Ajuda a valorizar e preservar o patrimônio urbano, embelezando o bem público e proporcionando a prática noturna de atividades como comércio, lazer e cultura. Diante desse contexto, fica clara a necessidade dos municípios em atuar na execução da ampliação dos seus sistemas de iluminação pública para atender às constantes solicitações da população.
Além disso, as cidades crescem a cada instante e cabe aos Municípios zelar pela boa infraestrutura urbana oferecendo à população cada vez melhor qualidade de vida. A Iluminação Pública é fator preponderante neste processo. As evoluções tecnológicas têm apresentado soluções mais econômicas, eficientes e duradouras para a iluminação de maneira geral, especialmente com a tecnologia de LED, que tem se mostrado sobremaneira vantajosa às atualmente utilizadas, de maneira que a substituição dos atuais parques luminotécnicos das cidades brasileiras é uma realidade que se impõe.
Foram essas as premissas que levaram a Prefeitura de Centralina, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, próxima à Uberlândia, a optar pela substituição do seu parque luminotécnico pela iluminação pública LED de alta performance. Para viabilizar o projeto, a Prefeitura contratou a Teltex num modelo inovador de aquisição – locação mensal com manutenção inclusa por um período de 60 meses, barateando a aquisição e usando a econômica gerada pelas luminárias na conta de energia da prefeitura para pagar o investimento.
Com um custo baixíssimo por luminária instalada – R$ 23,60 mensais, no caso dos pontos onde foi necessário o fornecimento de braço para instalação – e utilizando o posteamento e infraestrutura já existente, a Prefeitura conseguiu viabilizar a substituição das 4 mil luminárias públicas da área urbana do município.
Aplicativo de Iluminação Pública – Gestão Participativa
Os serviços prestados pela Teltex incluem não só a manutenção do sistema pelo período de vigência do contrato, como também o desenvolvimento de um aplicativo que possibilita que a população reporte eventuais problemas no sistema de iluminação pública.
O aplicativo é integrado ao NOC/SOC da Teltex e já realiza a abertura do chamado para as equipes de manutenção. O morador pode acompanhar o status do chamado e a população também pode consultar o status de todas as luminárias, o que é de grande ajuda para os cidadãos que precisam percorrer trechos de ruas a pé, durante a noite. Dessa forma, o app possibilita verificar, em um mapa, se o trajeto está escolhido está com a iluminação 100% operacional ou escolher trajetórias alternativas.