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Cartilha de Compliance

O COMPROMISSO

A TELTEX respeita a legislação aplicável aos seus negócios e está absolutamente comprometida com a adoção de altos padrões éticos na condução de suas operações. Nossa conduta empresarial é responsável e visa garantir a sustentabilidade dos nossos negócios.

O mesmo comprometimento demonstrado pela empresa é também exigido de seus representantes comerciais. É fundamental que todos saibam que a TELTEX não tolera desvios de conduta ou quaisquer tipos de violação ou descumprimento de obrigações legais e/ou normas internas.

A NORMA DE CONDUTA, ÉTICA E POLÍTICAS, inspirado nos Valores e nas Crenças de Gestão da TELTEX, deve ser seguido obrigatoriamente por nossos empregados em suas ações e decisões do dia a dia, e também servir de referência para nossos parceiros. O empregado deve declinar e denunciar negócios sempre que forem identificadas situações antiéticas ou ilegais, não podendo haver retaliação por parte da empresa ou de seu gestor como resultado de sua decisão.

O QUE SIGINFICA COMPLIANCE?

A palavra Compliance vem do idioma inglês (to comply) e significa “cumprir”. Como não temos no idioma português uma palavra que traduza bem o significado que o termo ganhou nos últimos anos, a TELTEX decidiu adotá-lo por ser amplamente utilizado e compreendido pelas empresas e governos em diversos países.

Quando falamos em Compliance estamos nos referindo ao cumprimento das regras que a empresa e todos os seus empregados devem seguir. Assim, podemos dizer que Compliance significa estar em conformidade com as obrigações legais, as normas internas e a cultura TELTEX, ou seja, nossos Valores, Crenças e o Código de Conduta.

O QUE ESPERAR DE CADA UM DE NÓS?

1. Responsabilidade individual dos representantes comerciais

Cada representante é responsável por garantir a conformidade com todas as obrigações associadas às atividades de sua função, incluindo a identificação, gestão e comunicação de quaisquer violações de conformidade.

  • Todos devem obedecer às leis e normas internas em seu trabalho para a TELTEX. O desconhecimento de uma obrigação não é defesa contra as possíveis consequências de desvios de conduta.
  • Os representantes comerciais da TELTEX devem dar o bom exemplo e, além disso, tomar medidas para assegurar que todos os demais conduzam suas atividades de forma ética e em acordo com as determinações legais e regulatórias.
  • É obrigação de todo representante comercial da TELTEX conhecer o NORMA DE CONDUTA, ÉTICA E POLÍTICAS na íntegra. Os empregados devem participar de todas as atividades de educação e treinamento de Compliance previstas.

2. Responsabilidade Liderança

Os gestores são responsáveis por assegurar o cumprimento de todos as obrigações legais associadas às atividades de sua posição, incluindo a identificação, elaboração de relatórios e gerenciamento de todas as violações de conformidade. Cabe a eles:

  • Organizar a sua área de modo a garantir a adesão às regras da empresa e legislação aplicável, promovendo um ambiente de gestão da conformidade e controle em suas áreas de responsabilidade;
  • Incentivar discussões sobre o NORMA DE CONDUTA, ÉTICA E POLÍTICA, explicar aos seus empregados por que é importante cumpri-lo, respondendo às preocupações levantadas pela equipe;
  • Proteger membros de sua equipe contra represálias caso eles relatem, em boa fé, ações que acreditem violar a lei ou as normas internas
  • Assegurar que o cumprimento das obrigações esteja contemplado nas descrições de cargos e seja considerado nos processos de gestão de desempenho da equipe;
  • Garantir que sua equipe está devidamente treinada em relação às obrigações relativas à sua área.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Sempre que observamos um comportamento que consideramos inadequado e que viola nosso NORMA DE CONDUTA, ÉTICA E POLÍTICAS devemos comunicar o fato. Esta é a maneira mais eficaz de evitar a não-conformidade na empresa.

Em condições ideais, devemos expor nossas preocupações diretamente aos nossos gestores ou a outro membro da equipe administrativa. Contudo, existem circunstâncias em que não nos sentimos à vontade para comunicar o problema dessa maneira. É para essas circunstâncias que existe a Ouvidoria, que preserva o anonimato de qualquer denúncia realizada.

O canal de Ouvidoria deve receber, analisar e solucionar questões relacionadas ao seu Código de Conduta. Esse canal pode ser acessado pelos públicos interno e externo.

É possível entrar em contato com o canal de Ouvidoria, envie um e-mail para ouvidoria@teltex.com.br, tanto para esclarecer dúvidas relativas à interpretação do NORMA DE CONDUTA, ÉTICA E POLÍTICAS como para fazer reclamações de violações, como corrupção ou qualquer outra conduta ou procedimento antiético.

VALIDAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DESTA CARTILHA

  • Frente a fatos novos ou não previstos nesta cartilha, é dever da Direção Executiva e Presidência propor modificações ou atualizações, assegurando o adequado funcionamento da TELTEX.

Esta cartilha entra em vigor a partir da sua aprovação pela Secretaria Executiva e Conselho dos Diretores em exercício.

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