Inteligência Artificial impulsiona receitas e reduz custos do varejo

Inteligência Artificial impulsiona receitas e reduz custos do varejo

98% dos varejistas planejam investir em inteligência artificial generativa nos próximos 18 meses, de acordo com a recente pesquisa “State of AI in Retail and CPG” realizada pela NVIDIA. O dado coloca o setor varejista como um dos que mais rapidamente adotam esta tecnologia para aumentar a produtividade, transformar as experiências do cliente e melhorar a eficiência.

Implementações iniciais na indústria de varejo incluem consultores de compras personalizados e publicidade adaptativa, com varejistas testando inicialmente modelos prontos para uso, como o GPT-4 da OpenAI. Mas muitos estão percebendo agora o valor em desenvolver modelos personalizados treinados em seus dados proprietários para alcançar um tom adequado à marca e resultados personalizados de maneira escalável e econômica.

Antes de construí-los, as empresas devem primeiro considerar uma variedade de perguntas: se opta por um modelo de código aberto, fechado ou empresarial; como planeja treinar e implantar os modelos; como hospedá-los; e, o mais importante, como garantir que futuras inovações e novos produtos possam ser facilmente incorporados a eles.

Casos de uso de Inteligência Artificial Generativa

Modelos multimodais lideram a nova fronteira no cenário de Inteligência Artificial generativa. Eles são capazes de processar, entender e gerar conteúdo e imagens de várias fontes, como texto, imagem, vídeo e ativos renderizados em 3D.

Isso permite que os varejistas criem imagens ou vídeos atraentes para campanhas de marketing e publicidade de uma marca usando apenas algumas linhas de prompts de texto. Além disso, podem ser usados para oferecer experiências de compra personalizadas com resultados de imagem de produtos no local e experimentação. Outro caso de uso está na geração de descrições de produtos, onde a IA generativa pode gerar descrições detalhadas de produtos de e-commerce que incluem atributos do produto, usando meta-tags para melhorar significativamente o SEO.

Muitos varejistas estão testando a IA generativa primeiro com implementações internas. Por exemplo, alguns estão aumentando a produtividade de suas equipes de engenharia com geradores de código de computador alimentados por IA que podem escrever linhas otimizadas de código para resultados indicados. Outros estão usando modelos personalizados para gerar copys de marketing e promoções para vários segmentos de público, aumentando as taxas de cliques e conversões. Enquanto isso, chatbots e tradutores estão ajudando os funcionários a realizar suas tarefas diárias.

Para aprimorar as experiências do cliente, os varejistas estão implantando ainda consultores de compras alimentados por IA generativa que podem oferecer recomendações personalizadas de produtos em estilos de conversação adaptados ao cliente e exibir imagens dos produtos recomendados.

É possível até mesmo exibir esses produtos se os compradores desejarem ver o produto recomendado, por exemplo, em sua casa, carregando uma imagem de um cômodo. Outro caso de uso é um chatbot de serviço ao cliente multilíngue capaz de responder a consultas simples dos clientes e encaminhar aquelas mais complexas para agentes humanos para um serviço aprimorado e mais eficiente.

Bots de atendimento

A IA generativa também é capaz de alimentar os bots de atendimento com interações reais nos PDVs, como é o caso do nosso bot de presença remota que permite tanto a interação de uma pessoa real com os clientes, a partir de um local remoto, quanto a interação de uma persona totalmente gerada por IA, como é o caso, por exemplo, da Lu, do Magalu.

Com o uso dos Bots, o atendimento se torna mais próximo e mais marcante, tornando a experiência no PDV mais lúdica, personalizada e memorável.

Telas Interativas

O uso de displays de led já está disseminado no Varejo, como recurso de merchandising e interação unilateral, na comunicação de promoções e mensagens publicitárias. O uso das telas interativas levam esse recurso a novos patamares possibilitando a interação dos clientes com o conteúdo. Assim, os displays podem se converter em provadores virtuais, por exemplo, podem propor looks completos a partir de uma peça escolhida pelo cliente, podem assumir a função de checkout ou possibilitar a compra de itens fora do estoque da loja em que o cliente se encontra, podem proporcionar uma consultoria online com especialistas remotos ou virtuais, entre inúmeras outras possibilidades.

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