Inteligência Artificial cria novo paradigma para a vigilância eletrônica

Inteligência Artificial cria novo paradigma para a vigilância eletrônica

O mercado de Inteligência Artificial (IA) vem se consolidando cada vez mais. Algumas pesquisas, como a Artificial Intelligence Market, publicada pela Verified Market Research em novembro de 2021, apontam taxas de crescimento de mais de 35% ao ano. Sob tal cenário, o mais importante é que as aplicações de IA estão se tornando cada vez mais concretas e eficazes, da gestão de redes elétricas ao controle de estoques em supermercados. E a vigilância eletrônica, por sua vez, também ganhou um novo olhar com a aplicação de IA.

Existem milhões de câmeras, públicas e privadas, instaladas para viabilizar a detecção de incidentes de segurança, ativar o tratamento de tais situações e (principalmente) para monitorar e prevenir tais ocorrências. Um dos dilemas nesse sentido, porém, é o contingente de pessoas e treinamentos necessários para lidar com esse ativo de imagens 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Rastreamento de pessoas e objetos, monitoramento de perímetro, acompanhamento de ocupação, análise de veículos, entendimento de fluxos, detecção de situações, monitoramento de distanciamento social… O fato é que a vigilância eletrônica vem se sofisticando — e a análise de imagens, assim como a tomada de decisão, tornam-se cada vez mais desafiadoras.

Afinal, o grande volume de vídeo-informações impõe um raciocínio analítico mais rápido e preciso — que pode encontrar deficiência crítica quando baseada puramente na intervenção humana. E é assim que a IA proporciona um novo olhar à segurança eletrônica, já que é capaz de processar dezenas, centenas ou milhares de câmeras, imagens e quadros em tempo real, oferecendo análises, alertas e recomendações que podem evitar milhões de incidentes e salvar incontáveis vidas.

Mais: a Inteligência Artificial não está sozinha na segurança eletrônica. Ela vem sendo combinada com dispositivos de Internet das Coisas (IoT), algoritmos de reconhecimento facial, aplicações de reconhecimento de imagens e outros.

As aplicações do videomonitoramento com IA, aliás, estão se multiplicando de maneira inimaginável. As lojas Amazon Go, por exemplo, são equipadas com sensores e câmeras para detectar o que consumidor escolhe ou devolve para a gôndola — e toda a operação de compra pode ser feita sem qualquer interação humana. Essa aplicação da vigilância privada, vale ressaltar, ganhou bastante notoriedade recentemente — já que utiliza esse tipo de tecnologia para cases de negócios.

IA e Machine Learning

Na área de segurança eletrônica, a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina (Machine Learning) permitem que o sistema de segurança aprenda o que é normal para, dessa maneira, identificar automaticamente comportamentos incomuns ou potencialmente perigosos. Isso pode ser feito através da análise dos cenários registrados em vídeos cujos objetos de cena e as interações de humanos são observados — e, também, com os operadores humanos “ensinando” o sistema ao adicionar seus feedbacks sobre tais situações.

Afinal, o que a IA agrega à segurança eletrônica?

O objetivo fundamental da incorporação de tecnologia é ganhar performance — e, para todos os efeitos, o que o mercado se acostumou a chamar de transformação digital tornou-se um programa permanente dedicado à obtenção de agilidade, eficácia e redução de custos. No videomonitoramento e na segurança eletrônica, o aspecto-chave é a eliminação do erro humano. É possível, assim, elencar as seguintes vantagens (ou aspectos positivos) nesse sentido:

  1. Estudos mostram que, em tarefas mais operacionais, humanos têm uma capacidade de atenção de cerca de 20 minutos. Após esse período, a atenção diminui. Sob tal contexto, a IA pode substituir a análise e julgamento humano inicial, direcionando o esforço e atenção das pessoas para situações pré-analisadas a fim de elevar a eficiência e eliminar erros.
  2. O olhar humano pode ser menos eficiente que o de uma câmera inteligente. Imagine um local com déficit de iluminação: a câmera pode emitir um alerta sobre uma situação que dificilmente seria detectada pelo olhar de um agente.
  3. A memória humana tem limites. Pense em na necessidade de identificar a placa de um veículo: por meio do registro em um sistema de segurança, ou seja, sob o olhar de uma câmera inteligente, não há escapatória.
  4. A Inteligência Artificial contribui com análises de dados mais precisas e mais ágeis, aumentando a assertividade e a rapidez das ações.
  5. As análises são mais lógicas e menos sujeitas a julgamentos subjetivos. Isso aumenta consideravelmente a capacidade de detectar anormalidades e antecipar decisões.
  6. O monitoramento é realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana — e os alertas são emitidos tempo real. Tudo sem a necessidade de aumentar os contingentes de profissionais.

Existe um grande número de mudanças tecnológicas ocorrendo no setor de segurança eletrônica, em especial nas aplicações que utilizam o videomonitoramento — e a aplicação da Inteligência Artificial está possibilitando que a vigilância por vídeo se torne mais ágil e eficiente, além de permitir que os operadores se concentrem em situações que precisam de intervenção e evoluam na capacidade de prevenção.

A Teltex é pioneira na integração de tecnologias world class de segurança eletrônica, soluções de TI e desenvolvimento de Smart Cities. Capacidade para gestão de grandes projetos, atendimento em qualquer região do país, equipes altamente especializadas e experientes — além de parceiros tecnológicos que lideram em seus segmentos — são alguns de nossos diferenciais para sempre oferecer, com excelência, os melhores resultados a nossos clientes.

Posts relacionados

Os Desafios da Cibersegurança em Sistemas de Automação Industrial

Os Desafios da Cibersegurança em Sistemas de…

A automação industrial revolucionou a forma como as empresas fabricam produtos e gerenciam processos. No…

Ransomware: o alvo mudou e as médias empresas passaram a ser as mais visadas

Ransomware: o alvo mudou e as médias…

Os ataques de ransomware têm se revelado cada vez mais prejudiciais para as empresas em…

Cibersegurança: Inteligência Artificial identifica senhas a partir dos sons do seu teclado

Cibersegurança: Inteligência Artificial identifica senhas a partir…

No cenário em constante evolução da cibersegurança, uma técnica antiga ressurgiu com vigor, contando com…

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.