Governo Federal destina recursos para aumentar segurança nas escolas

Governo Federal destina recursos para aumentar segurança nas escolas

Com informações da Secretaria de Comunicação da Agência Brasil

Por meio de convênio com municípios e estados, foco do MJSP será em ações de prevenção à violência, fortalecendo ã segurança nas escolas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (2/12) uma série de convênios com municípios para destinar investimentos e oferecer apoio para garantir segurança nas escolas.

Em todas as cidades em que foram firmados os convênios, a estratégia será garantir equipamentos como coletes balísticos e viaturas caracterizadas para fortalecer a Guarda Municipal. O objetivo é implementar ações preventivas das patrulhas e rondas escolares, prevenindo episódios de violência.

“Este projeto tem por objetivo garantir a segurança nas escolas pertencente à rede pública municipal de ensino (escolas municipais EMEF e EMEIS). Visa, ainda, a mudança de paradigma no tocante a forma de trabalho relativo ao papel da segurança na escola. A necessidade de implementar uma cultura de prevenção que possibilite pensar a ação não só como medida reativa a violência quando ela ocorre, mas sim antecipar-se a ela”, consta em um

Cada município receberá um valor diferente, de acordo com as particularidades de cada região. O valor será usado para a aquisição de armas letais e não letais, equipamentos eletrônicos e computadores. O aporte previsto nos convênios vem de um edital lançado em abril de 2023, depois de quatro crianças serem mortas em uma escola de Blumenau (SC).

Entre a cidades que receberão apoio do MJSP estão Franco da Rocha (SP), Diadema (SP), Itu (SP), Louveira (SP), Linhares (ES), Belo Horizonte (MG); Pirapora (MG), Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (SC), Itarantim (BA), Cocos (BA), São Luís (MA), Caxias (MA), Raposa (MA), Camaragibe (PE), entre outros. Há casos como o de Rondônia, em que o montante será repassado ao estado e também do Acre, onde a Polícia Militar receberá o repasse para aquisição de equipamentos náuticos.

“Atualmente, nas unidades escolares a guarda municipal é reativa, não existindo, até o momento, ações que visem a implantação de uma cultura de paz, onde o agente de segurança pública seja visto como amigo pelas crianças, pais e membros das unidades escolares. Assim, a Patrulha Escolar, estará proporcionando a construção e a reconstrução de normas e valores que dignificam pessoas, resgatando e incorporando sentimento de solidariedade, fraternidade e de respeito às diferenças”, de acordo com o texto publicado no DOU.

Passado quase um ano dos trágicos acontecimentos em Blumenau, a segurança escolar segue em pauta para Governos Estaduais e Municipais, com o objetivo de prevenir e evitar que casos como o de Blumenau voltem a acontecer.

A Teltex, como um dos maiores provedores de sistemas de segurança do Brasil, ao longo de 2023 já equipou dezenas de escolas públicas com avançados sistemas de monitoramento, prevenção de intrusão e reconhecimento facial, e segue em 2024 com projetos nesse setor.

Conheça nossas soluções para Educação em https://teltex.com.br/verticais/educacao/ e converse com nosso time para saber sobre as nossas Atas de Preços de Segurança Escolar pelo e-mail comercial@teltex.com.br ou pelo Whatsapp +55 11 96059-0799, com Vitória.

Posts relacionados

Reconhecimento facial escolar da Teltex é destaque na mídia canadense

Reconhecimento facial escolar da Teltex é destaque…

Recentemente, o jornal canadense Financial Post destacou em sua sessão de Tecnologia, o projeto desenvolvido…

Segurança Escolar: Um Retorno às Aulas Blindado com Tecnologia Avançada

Segurança Escolar: Um Retorno às Aulas Blindado…

Fevereiro é o mês de volta às aulas em todo o país. É hora também…

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.