A geração de energia a partir de raios solares vem ganhando cada vez mais espaço, visto que, com este tipo de tecnologia, pode-se economizar nos gastos com a conta de luz, além de ser o meio mais econômico e sustentável.
Por utilizar o sol como fonte de energia, essa é uma forma sem danos à natureza de se gerar energia elétrica e com um grande aproveitamento, sendo o calor e a luz solar as fontes mais aproveitáveis e promissoras energias no mundo.
Existem diversos modelos de energia solar, sendo a fotovoltaica uma delas. Hoje, essa é a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo, e pode ser diretamente convertida em energia elétrica. A energia solar fotovoltaica usa materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a energia luminosa em energia elétrica.
A geração de energia fotovoltaica com a legislação atual permite que empresas e residências não só produzam a sua própria energia como ainda transformem seus excedentes em créditos energéticos, por isso, esse modelo de geração vem se expandindo consistentemente.
O sistema solar fotovoltaico é composto por:
- Painéis solares;
- Inversor solar;
- Sistema de fixação das placas solares;
- Cabeamentos;
- Conectores;
- E outros materiais elétricos padrões.
Após a luz do sol ser captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias. Toda a energia gerada é transmitida para a rede de distribuição, gerando créditos de energia que são abatidos da conta de energia.
Dentre todas as fontes de energia renováveis permitidas na geração de energia, a solar é a que mais se espalha pelo mundo, por agregar diversos benefícios, como:
- Redução de até 90% da conta de energia;
Além de suprir o seu consumo durante o dia, as usinas solares conseguem gerar um excedente de energia suficiente para que seja injetado na rede e transformado em créditos que, depois, serão abatidos do que você consumiu da distribuidora à noite. Ou seja, toda a energia que você precisa no seu imóvel passa a ser atendida pelo seu sistema, o que reduz sua conta mensal em até 95%.
- Autonomia e independência do sistema:
Com um sistema de energia solar, você adquire certa independência da distribuidora contra os aumentos do preço da sua energia. Tanto a energia quantos os créditos energéticos produzidos pelo seu sistema não sofrem impactos pelo aumento da tarifa ou bandeiras tarifárias.
- Modularidade e adaptabilidade:
A característica modular de um sistema fotovoltaico permite que eles atendam qualquer perfil de consumidor, desde uma pequena residência até uma grande indústria. Apenas basta que a quantidade de placas fotovoltaicas e demais equipamentos do sistema seja calculada de acordo com a demanda elétrica a ser atendida.
- Redução da pegada de carbono e do impacto ambiental da operação:
Diferentemente de um gerador a diesel, o da usina solar fotovoltaica produz energia elétrica de forma 100% limpa, sem qualquer emissão de poluentes ou outros impactos ao meio ambiente.
- Longa vida útil:
Um painel solar dura, no mínimo, 25 anos. Este prazo pode ser ainda maior, mais de 30 anos, caso os equipamentos recebam as manutenções periódicas. Além disso, a perda de eficiência de geração das placas durante esse período é extremamente baixa.
As Usinas Solares Teltex são trabalhadas no formato chave na mão (turn key). Atuando de ponta-a-ponta, desde o levantamento de requisitos e necessidades, até a entrega da energia elétrica na rede de distribuição, com um mínimo impacto no dia a dia do cliente. Nosso processo passa por etapas estruturadas que podem se prolongar até à Operação e Manutenção.
Contar com uma empresa especializada na implantação da sua usina de energia solar fotovoltaica é muito importante. A Teltex Tecnologia possui um time de especialistas para garantir que você consiga os melhores resultados. Fale com a nossa equipe!