Videomonitoramento vai além da Segurança, em Canoas

Videomonitoramento vai além da Segurança, em Canoas

Como o Diário de Canoas destacou, na sua edição de hoje, o Centro Integrado de Comando e Controle – CICC de Canoas, tem uma atuação que vai além da Segurança Pública. De acordo com o Secretário de Segurança do município, Alberto Kopttike, diversas outras ocorrências ligadas ao bem estar da comunidade e preservação do patrimônio público são monitorados pelo CICC, desde “Descarte irregular de lixo, como sofá e entulhas, até a poda irregular de árvores”.

As 186 câmeras do Centro, que devem receber o reforço de mais 28 equipamentos ainda este mês, também ajudam no socorro mais ágil aos cidadãos acometidos de mal súbito, no esclarecimento de acidentes e ocorrências de trânsito, na identificação de problemas de sinalização e necessidades de conservação do mobiliário público.

Monitoradas por 40 policiais militares da reserva, as câmeras instaladas pela Teltex, que também foi responsável pela implantação do centro e realiza a manutenção dos equipamentos, registraram, só no último mês, 44 acidentes de trânsito. Nestes casos, as imagens podem ser solicitadas para ajudar no esclarecimento dos casos, bastando encaminhar a solicitação através da Central de Atendimento ao Cidadão, com a apresentação do Boletim de Ocorrência.

Outra situação recorrente e que já ajudou a salvar vidas, é a detecção de ocorrências de mal súbito, ataques epiléticos e/ou quedas de pessoas nas vias públicas. Sempre que estas situações são observadas pelo Centro, o SAMU é acionado para que o socorro possa ser imediato. Até os bichinhos são monitorados – nos casos, infelizmente comuns, de atropelamentos de cães, a equipe do Bem Estar Animal é imediatamente acionada para socorrê-los.

As câmeras do CICC também tem sido muito eficazes em detectar vias com falta de iluminação pública, com faixas de segurança necessitando de pintura ou sinaleiras com mau funcionamento. O Centro alerta os órgãos da Prefeitura agilizando a solução dos problemas. Outra demanda que o CICC também tem atendido é na detecção de caixas d’água descobertas e pontos de água parada, o que tem sido vital no combate aos focos do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e Zyca.

Além do reforço das novas 28 câmeras, que estão em processo de licitação, os planos da Prefeitura de Canoas são de contar com até 300 equipamentos em 2018. A tecnologia aportada pela Teltex ao projeto do Centro é das mais avançadas em nível mundial, possibilitando a captação e gravação de imagens em altíssima definição. A capacidade de zoom destes equipamentos  é tão poderosa que já possibilitou, inclusive, a prisão de um suspeito flagrado escondendo uma arma dentro do porta-luvas, em um carro estacionado.

Com dados do jornal Diário de Canoas.

Posts relacionados

CNPCP recomenda o uso de câmeras corporais para agentes de segurança

CNPCP recomenda o uso de câmeras corporais…

No dia 22 de Janeiro o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão…

Segurança Escolar: conheça os projetos do AM e AL

Segurança Escolar: conheça os projetos do AM…

Antes mesmo da eclosão dos ataques a escolas, nos primeiros meses de 2023, a Teltex…

Segurança de Bairros planejados: a importância da inovação

Segurança de Bairros planejados: a importância da…

Segurança de Bairros Planejados

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.