Estamos no início de 2022 e, por incrível que pareça, ainda enfrentamos a covid-19. Com o avanço da vacinação, no entanto, já é possível vislumbrar alguma esperança à frente — e, naturalmente, refletir sobre como será o mundo pós-pandemia sob a perspectiva da segurança eletrônica.
É o caso dos controles de acesso, cujo objetivo primordial — garantir a segurança de moradores, colaboradores e visitantes, além de proteger bens, máquinas, equipamentos e patrimônios em empresas, hospitais, escolas, condomínios e outras instituições — foi ampliado, dada a necessidade de desenvolver novas estratégias para evitar a disseminação do novo coronavírus.
E o fato é que, por meio do desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes, tais sistemas acabaram se tornando uma importante linha de defesa para proteger a saúde e o bem-estar dos usuários — e vêm evoluindo a cada dia. Conheça algumas inovações para controles de acesso que já são utilizadas pelas organizações — e que continuarão em alta no mundo pós-covid:
Biometria contactless
Os sistemas de identificação biométrica por meio de leitura de impressões digitais são utilizados para controle de acesso há anos; atualmente, porém, esses processos podem ser realizados contactless, ou seja, sem a necessidade de tocar em qualquer tipo de superfície. Alguns exemplos: reconhecimento facial mesmo que o usuário esteja utilizando máscaras de proteção — modalidade que, de acordo com a consultoria Allied Market Research, deve movimentar cerca de 9,6 bilhões de dólares em 2022 — e validação, sem toque, pela palma da mão.
Controles de acesso por meio de dispositivos móveis
Controles de acesso por meio de credenciais em dispositivos móveis já são bem conhecidos, econtinuarão sendo cada vez mais utilizados porque oferecem vantagens como praticidade, economia, segurança e conveniência aos usuários, principalmente em relação aos tradicionais cartões de acesso (que estão entre os itens mais perdidos ou esquecidos por colaboradores — e, ainda, são suscetíveis a clonagem).
QR Code
A utilização de QR Codes em controles de acesso também vem ganhando espaço no mercado de segurança eletrônica. Basta que o usuário aponte seu smartphone para o QR Code aberto do leitor na portaria e, por meio da leitura de uma chave digital que é modificada constantemente, o acesso é liberado imediatamente.
Catraca virtual
Além de liberar o acesso apenas a pessoas autorizadas, esse sistema (que também é contactless) oferece a vantagem de fornecer informações como data e horário de acesso, tempo de permanência e informações pessoais dos usuários como nome, documentos, função e nome da organização. Pode ser utilizado por meio de leitura de QR Code em smartphones ou com cartões que utilizem tecnologia para armazenamento de dados (NFC, ou Near Field Communications, por exemplo). Trata-se de um processo flexível, ágil e seguro.
Segurança estruturada em Cloud
Os sistemas de controle de acesso estruturados em nuvem proporcionam incontáveis benefícios e vantagens por meio de integração de dados — como melhorias operacionais, simplificação do gerenciamento de acesso em vários locais através de múltiplos dispositivos, segurança mais robusta e escalabilidade ilimitada — e, certamente, serão inestimáveis no período pós-pandemia.
Conclusão
Estes são alguns exemplos de tecnologias que continuarão a ser utilizados no período pós-covid — e, para todos os efeitos, pode-se afirmar, sem embargo, que o futuro dos controles de acesso é contactless. Deve-se considerar, todavia, que para integrar tais dispositivos de maneira adequada aos sistemas que já existem na organização — e, assim, garantir o êxito da implementação —, é fundamental manter em perspectiva a importância de contar com um parceiro especializado, confiável e com ampla experiência.
Há quase três décadas a Teltex integra tecnologias world class em segurança eletrônica, bem como aplicações em TI e desenvolvimento de cidades inteligentes, por meio da atuação de profissionais altamente capacitados —contemplando cada etapa do projeto até a entrega, com excelência, das soluções em operação, com foco em resultados e de acordo com as demandas e características específicas de cada cliente.