Como os dados podem aprimorar a experiência dos seus clientes na loja

Como os dados podem aprimorar a experiência dos seus clientes na loja

Atualmente, os dados ocupam um lugar central em todos os negócios. A habilidade de coletar, analisar e extrair informações úteis de várias fontes de dados tem um impacto direto nos resultados financeiros. Isso se torna ainda mais evidente quando consideramos a experiência de compra, e a aplicação dessas informações pode ser a diferença entre conquistar ou perder um cliente para a concorrência.

Proporcionar uma experiência de alta qualidade ao cliente, tanto online quanto offline, é essencial. Enquanto os visitantes do seu site podem ser analisados de perto e influenciados por meio de uma experiência personalizada, desde a entrada no site até a compra, até recentemente, era desafiador obter o mesmo nível de entendimento dos dados na loja física. Agora, graças a câmeras de vídeo em rede com software analítico, é possível oferecer uma experiência conveniente e personalizada aos clientes, utilizando insights de dados para transformar e otimizar o ambiente da loja.

Para começar a aprimorar a experiência na loja, é fundamental compreender profundamente as necessidades e frustrações dos clientes que afetam sua jornada de compra. De acordo com um estudo recente da PwC, a falta de estoque, os preços altos e as filas longas estão no topo da lista de preocupações dos clientes ao entrarem na loja. Cerca de 68% dos entrevistados afirmaram que os preços altos tiveram o maior impacto em sua experiência de compra na loja, seguido pela falta de estoque dos produtos (42%) e pelas longas filas (39%).

Felizmente, abordar essas preocupações está ao seu alcance e pode ser minimizado por meio de diversas atividades que envolvem processos e tecnologia de gerenciamento de equipe. Garantir níveis adequados de pessoal durante os horários de pico pode trazer muitos benefícios positivos. Isso permitirá que os funcionários ofereçam atendimento personalizado e evitem a formação de longas filas, mantendo um ambiente de compras mais agradável.

Isso faz uma grande diferença, uma vez que a pesquisa também revelou que quase um terço dos entrevistados (27%) coloca o acesso a vendedores experientes no topo da sua lista de prioridades na experiência de compra na loja (enquanto 50% o consideram atrativo). Esta é uma área em que você pode utilizar a tecnologia para apoiar sua equipe, por exemplo, implementando pontos de auto-checkout adicionais para oferecer aos clientes uma alternativa para concluir suas compras. Isso ajudará a reduzir a aglomeração nas lojas, ao mesmo tempo em que permitirá que os caixas atuais aprimorem suas habilidades e forneçam informações mais informadas sobre os produtos e serviços.

Os níveis de estoque são outra fonte de frustração que pode resultar na perda de clientes. Em vez de verificar manualmente o estoque em horários pré-determinados do dia, você pode usar análises de vídeo para entender quando os níveis de estoque nas prateleiras estão diminuindo, especialmente para itens populares, para que possam ser reabastecidos a tempo.

Por fim, a turbulência econômica e os aumentos de preços associados certamente afetarão as decisões de compra dos clientes. A maioria deles desejará encontrar boas ofertas, e você pode usar áudio e displays para aumentar a conscientização sobre promoções personalizadas, adicionar valor e ajudar os clientes a economizar dinheiro.

Embora as lojas físicas tenham sido historicamente principalmente analógicas do ponto de vista do comprador, o cliente moderno agora espera soluções automatizadas quando visita as suas instalações. Isso se alinha bem com sua necessidade de novas integrações de software e hardware para obter insights.

As câmeras de rede e as análises de varejo são uma combinação poderosa para obter informações comportamentais. De maneira semelhante aos dados da web disponíveis para varejistas online, o software de análise integrado às suas câmeras de rede fornece os insights comportamentais necessários para aprimorar o ambiente da sua loja e aumentar a satisfação do cliente, a retenção e as taxas de conversão de vendas.

Vejamos seis áreas principais onde a análise de vídeo na loja pode ser usada para gerar dados:

Contagem de visitantes e permanência na loja: Saber quantas pessoas visitam a sua loja é fundamental, e a análise de contagem de pessoas fornece uma visão precisa do tráfego físico. Isso fornece informações sobre os tempos médios de visita, um indicador importante da qualidade da experiência.

Eficiência operacional: automatização e otimização de processos – A eficiência operacional é crucial para o sucesso no varejo, e a automação de processos robóticos (RPA) e a Internet das Coisas (IoT) têm revolucionado as operações. A RPA substitui tarefas manuais repetitivas por software e robôs, resultando em maior eficiência e precisão. Já a IoT permite a conexão de dispositivos, como prateleiras inteligentes e etiquetas RFID, para monitorar o inventário em tempo real e automatizar a reposição de estoque.

Compreender o comportamento dos visitantes, com dados granulares: Além de saber quantas pessoas estão na loja, é importante entender o comportamento delas. Por exemplo, se um grupo de pessoas está presente, todos estão fazendo compras? Em que setores da loja eles passam mais tempo?

Indo além, com o uso de câmeras com reconhecimento facial esse conhecimento pode ser granular – torna-se possível identificar a presença de cada cliente em cada loja e sua trajetória individual no PDV: pontos de permanência, produtos que retirou da prateleira e produtos que efetivamente comprou. Isso tudo, com a devida conformidade à LGPD.

Gerenciamento de pessoal em horários de pico: A gestão dos níveis de pessoal ao longo do dia é essencial para a rentabilidade, pois o excesso ou a falta de funcionários podem afetar negativamente a satisfação do cliente. A análise de vídeo pode fornecer taxas de ocupação ao longo do dia, ajudando a planejar os níveis de pessoal e a identificar quando os clientes estão saindo da loja devido a longas filas de espera.

Papel do áudio na experiência do cliente: Além das câmeras, o uso de áudio de rede permite uma adaptação dinâmica. Alto-falantes estrategicamente posicionados na loja podem tocar música, fornecer informações sobre produtos e promoções, e permitir anúncios em tempo real para orientar os clientes na jornada de compra.

Gerenciamento de filas com análise: Filas longas e lentas no caixa podem afastar os clientes. A análise de monitoramento de filas permite alertas para abrir novos caixas, aliviando a pressão e garantindo a conclusão das compras.

Insights agregados em toda a rede de lojas: Para grandes varejistas, a análise de vídeo oferece a capacidade de agregar e comparar dados em várias lojas. Isso possibilita a correlação de diferentes tipos de dados, como movimentação, informações demográficas, mapas de calor e tempo de permanência, para gerar informações perspicazes e informadas para aprimorar a estratégia de negócios.

Um ponto importante a ser observado é a proteção da privacidade do cliente e a conformidade com regulamentos, como a LGPD. Portanto, é crucial coletar dados de forma anônima, usando tecnologia de mascaramento para proteger as identidades e evitar impactos negativos legais, financeiros e de reputação.

O uso inteligente da tecnologia pode melhorar a experiência na loja, atendendo às necessidades e preocupações dos clientes. Por exemplo, a tecnologia de auto-checkout ou check-out móvel, integrada à análise de vídeo, pode oferecer suporte à jornada do cliente. Ao priorizar os pontos problemáticos conhecidos do cliente, você estará construindo uma experiência de qualidade nas lojas e criando defensores da marca que retornarão continuamente. Converse com nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento e saiba como transformar seu sistema legado de vídeo em uma poderosa fonte de insights sobre o seu cliente.

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