Após vencer a licitação promovida pela Prefeitura de Rio Grande para contratação do parceiro para a “Implantação de uma Rede Metropolitana, em Fibra Óptica”, a Teltex foi adjudicada nesta terça-feira, 25 de outubro, e em breve estará começando as obras da Infovia que irá interligar as principais unidades municipais das diversas Secretarias dispostas no município de Rio grande .
Com início previsto para 40 dias – período necessário aos trâmites de contratação – o projeto tem como objetivo a expansão da rede de comunicação do município, bem como a implantação da infraestrutura de Cidade Digital, através da construção de uma rede metropolitana de fibra óptica de grande extensão que irá perpassar diversos pontos da cidade, com tecnologia Metro Ethernet e GPON, para suportar o tráfego de Dados, Voz e Imagem. A contratação prevê ainda a execução dos projetos de telecomunicações e de compartilhamento de infraestrutura e o fornecimento do sistema que fará o monitoramento do tráfego da rede.
Inicialmente serão utilizados mais de 70 switches com finalidade de interligar os diversos pontos como Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, Secretarias Municipais, Escolas, Centros de Referência de Assistência Social e outras unidades da Administração Pública.
A opção pela tecnologia MetroEthernet, definida no Edital, se deu por esta apresentar capacidade de transporte de dados superior, com maior estabilidade e maior facilidade de ampliação de rede, se comparadas a projetos simples de Fibra Óptica ou WiFi.
Graças a posição estratégica de Rio Grande, com o Porto de Rio Grande sendo a principal porta de comunicação com o Mercosul, e o crescimento acelerado dos últimos anos, impulsionado pelo estabelecimento do Pólo Naval para construção das Plataformas de Extração da Petrobras, a infra-estrutura atual de dados já não atende as demandas crescentes de comunicação e conexão das empresas e população do Município.
Com o projeto Rio Grande Digital a Prefeitura quer aumentar a disponbilidade da rede para atendimento a programas governamentais nos âmbitos da saúde e edução, incluindo o programa federal “Um computador por Aluno”. Nas unidade de saúde, a melhoria na qualidade da conexão irá permitir a descentralização de diversos serviços reduzindo as necessidade de deslocamento da população para receber atendimento. E nas demais unidades administrativas, espera-se um aumento da eficência operacional, com maior facilidade para execução das rotinas da administração.