As principais tendências para a segurança eletrônica em 2023

As principais tendências para a segurança eletrônica em 2023

A transformação digital foi acelerada de maneira inimaginável com a eclosão da pandemia de covid-19 — e isso, naturalmente, teve grande impacto em todos os setores. No caso da área de segurança eletrônica, novas tecnologias foram implementadas nesse período — enquanto outras, que já estavam em voga, ganharam ainda mais força e vêm se atualizando, dia após dia, para responder aos desafios impostos pelo chamado “novo normal”. Conheça, portanto, as principais tendências do segmento nos próximos anos:

Utilização cada vez maior de analytics

Com a aceleração da utilização de IA (Inteligência Artificial), funções e análises de vídeo baseadas em Deep Learning e automação, entre outros conceitos, foram potencializadas — impactando diretamente no segmento de segurança eletrônica. Uma das principais tendências para 2024 e os próximos anos, assim, é a expansão do monitoramento inteligente e autônomo — ou seja, com enfoque proativo (prevenção e antecipação de riscos) por meio de detecção automática de eventos específicos.

Mais integração entre dispositivos

A integração de dispositivos para aprimorar o monitoramento (sensores de temperatura e iluminação, por exemplo) e os recursos visuais por meio do avanço da IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) também está entre principais as tendências para este ano. Vale ressaltar que, de acordo com um estudo do Business Insider intelligence, em 2019 havia 8 bilhões de dispositivos conectados à IoT — e a previsão é que esse número chegará a 41 bilhões até 2027!

Migração maciça para Cloud

Se já era uma tendência, a migração para a nuvem será ainda maior este ano. Com uma infraestrutura de hospedagem em Cloud, ressalte-se, não há necessidade de um servidor ou software local, e é possível obter vantagens como como implementação fácil, escalabilidade e flexibilidade, além de acesso a qualquer hora e de qualquer lugar. Algumas empresas, contudo, ainda optarão por manter uma estrutura híbrida, ou seja, armazenamento local e Cloud.

Aplicativos com mais funcionalidades

Aplicativos (ou plataformas) de segurança mais robustos, que reúnam mais funcionalidades por meio de tecnologias inovadoras — e ofereçam mais autonomia para a execução de ações — são outra forte tendência para os próximos anos.

Internet 5G

O 5G já está disseminado entre nós e as empresas cada vez mais voltam seu olhar para tecnologias que tiram proveito da capacidade de processamento de dados em alta velocidade proporcionada por ele. A expectativa, portanto, é que funcionalidades como leitura biométrica, acesso por voz e imagens com alta definição, por exemplo, tornem-se cada vez mais comuns, mesmo em locais remotos, a medida que o 5G chega até lá.

Câmeras de alta resolução

Câmeras cada vez mais avançadas, com alta resolução (ou seja, imagens cristalinas) em qualquer circunstância e funções inovadoras também estarão em alta em 2023/2024 — e nos próximos anos.

Controles de acesso por biometria

Os controles de acesso serão ainda mais sofisticados e a biometria facial e de íris se tornará cada vez mais comum. Do reconhecimento de palmas das mãos ao reconhecimento facial e de íris, é possível obter mais segurança, eficiência e, ainda, reduzir o risco de falsificações por meio de autenticações efetuadas quase instantaneamente e totalmente contactless.

Segurança cibernética

A segurança cibernética seguirá como uma das grandes preocupações das empresas e organizações ao redor do planeta. Só no Brasil, de acordo com um levantamento global realizado pela FortiGuard Labs, no período entre janeiro e agosto de 2023 foram mais de 23 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos (principalmente ransomwares) — aspecto que, por si, evidencia a necessidade cada vez maior de contar com arquiteturas de segurança.

LGPD

Outra tendência que segue firme é a adaptação das empresas e organizações às regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) por meio do estabelecimento de normas de compliance, dada a obrigatoriedade de obter o consentimento das pessoas que terão seus dados coletados, além de especificar as razões e o tempo em que ficarão armazenados.

Sustentabilidade

A demanda por produtos com baixo consumo de energia e dispositivos acionados por energia solar (entre outros) — será cada vez maior, uma vez que as iniciativas para reduzir os impactos sobre o meio-ambiente avançarão ainda mais nos próximos anos.

Conclusão

Para todos os efeitos, o fato é que o segmento de segurança eletrônica encontra-se em plena evolução tecnológica. Nesse sentido, pode-se afirmar que, ao expandir seu escopo por meio de conceitos como automação, IA (Inteligência Artificial), Deep Learning, Cloud e IoT (Internet das Coisas), o setor vem estabelecendo novos patamares de inteligência, ética, sustentabilidade e — principalmente — confiança em todas as esferas.

Na Teltex temos uma preocupação constante, que já está em nosso DNA, de nos mantermos em dia com todas essas inovações. Para isso contamos com uma equipe altamente especializada de Engenheiros de Pré Vendas e Projetos que se mantêm num movimento constante de certificações e aprendizado.

Posts relacionados

Os Desafios da Cibersegurança em Sistemas de Automação Industrial

Os Desafios da Cibersegurança em Sistemas de…

A automação industrial revolucionou a forma como as empresas fabricam produtos e gerenciam processos. No…

Ransomware: o alvo mudou e as médias empresas passaram a ser as mais visadas

Ransomware: o alvo mudou e as médias…

Os ataques de ransomware têm se revelado cada vez mais prejudiciais para as empresas em…

Cibersegurança: Inteligência Artificial identifica senhas a partir dos sons do seu teclado

Cibersegurança: Inteligência Artificial identifica senhas a partir…

No cenário em constante evolução da cibersegurança, uma técnica antiga ressurgiu com vigor, contando com…

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.