As ferramentas de vigilância convencionais estão sendo trocadas por videomonitoramento inteligente para manter os trabalhadores (e as organizações) protegidos. O fato é que a prevenção aos riscos ocupacionais sempre foi uma prioridade em empresas, a começar pelo uso de equipamentos de proteção individual (EPI) — afinal, é necessário certificar-se de que os trabalhadores estejam seguros ao máximo.
No caso da indústria 4.0, a evolução das tecnologias de segurança — como, por exemplo, câmeras inteligentes e sensores com AI (Artificial Intelligence), analytics e IoT (Internet of Things) embarcadas — tem contribuído sobremaneira para, além das aplicações de proteção do patrimônio, das pessoas e do ambiente, reduzir riscos operacionais e acidentes, garantir a segurança no ambiente de trabalho, proporcionar mais eficiência operacional e elevar a produtividade, sempre de acordo com as normas regulatórias aplicáveis.
Conheça algumas dessas novas aplicações do videomonitoramento inteligente e analytics, que adicionam esse ganho para a indústria 4.0:
- Monitoramento de temperatura por câmeras termais
- Evita o sobreaquecimento em máquinas e equipamentos e ajuda a identificar as causas para que seja possível adotar as ações necessárias para que não haja quebras e paradas não planejadas.
- Alerta de cruzamento de linha
- Tem, como objetivo, notificar a central de comando instantaneamente caso alguém se aproxime de zonas de risco ou máquinas específicas no ambiente da fábrica.
- Identificação de comportamento em áreas de risco
- Detecta comportamentos incomuns (por exemplo, um indivíduo cambaleante) em áreas de risco ou próximo a máquinas perigosas.
- Detecção de EPIs como óculos e máscaras, entre outros, e prevenção contra a Covid-19
- Realizada por meio de reconhecimento facial, analyitcs de distanciamento social e câmeras termográficas para verificar o uso correto de capacetes, óculos de proteção, protetores de ouvidos, coletes sinalizadores e outros equipamentos. Também podem aferir temperatura corporal elevada (febre).
- Detecção automática de não conformidade
- Identificação de uma ou mais máquinas paradas sem motivo aparente, por exemplo.
- Análise de linha de produção
- Mantém o controle de qualidade e estabelece ciclos de melhoria contínua ao identificar hiatos na produção — ou seja, espaços vazios na esteira de produtos, por exemplo.
Outras vantagens e benefícios do videomonitoramento inteligente
O videomonitoramento inteligente associado a analytics também proporciona vantagens como a capacidade de responder às contingências em tempo real, identificando ameaças de forma preventiva e proativa, além de proteger a infraestrutura e os ativos — entre outros benefícios imprescindíveis para o êxito de organizações, não importa o segmento em que atuem.
O case da Companhia Siderúrgica do Pecém
Especializada em projetos de alta complexidade, há cerca de 30 anos a Teltex desenvolve as mais adequadas soluções de segurança e proteção para indústrias — e tem, entre seus cases de sucesso, a implantação do sistema de videomonitoramento na aciaria da Companhia Siderúrgica do Pecém, cujo objetivo é evitar a exposição dos operários ao risco de supervisionar o processo de transporte do ferro líquido, ou aço-gusa, para as fôrmas de resfriamento no chão de fábrica.
O projeto, altamente complexo, apresentou desafios como seleção de equipamentos capazes de operar sem falha em ambientes tão adversos, garantir segurança aos colaboradores — que realizaram a implantação em locais próximos da manipulação de aço líquido — e ajustar o cronograma ao cotidiano operacional da fábrica. A demanda, no entanto, foi plenamente atendida — e eliminou, por meio de automatização, a necessidade de exposição de operários a um processo de alto risco.
Quer saber mais sobre as soluções de segurança que desenvolvemos para a indústria 4.0? É só falar com nossos especialistas, que são altamente capacitados e possuem ampla experiência para atender, plenamente, às necessidades e demandas específicas do segmento.