Segundo pesquisa realizada pela AX4B, empresa especialista em soluções e serviços de tecnologia, 59% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de ciberataque.
A pesquisa nos revelou uma informação preocupante, pois estamos falando desde pequenos ataques até as grandes invasões, como as noticiadas nos telejornais. Pequenas e médias empresas são as que mais sofrem com ataques, já que o empreendedor com medo de perder as informações se sujeita a pagar pelos resgates cobrados pelos hackers. Muitas vezes, uma solução de antivírus e backup em nuvem teria evitado o ataque”, explica o executivo.
Prejuízo para as empresas
Os resgates diante de ataques cibernéticos podem variar conforme o tamanho da empresa e os dados obtidos pelos hackers. Tudo dependerá do quanto de informações foram sequestradas pelos invasores. “Já vimos indústrias pararem totalmente a atividade por duas semanas pois toda a linha de produção e a área administrativa foi comprometida pelo ataque, além disso, pagaram cerca de R$ 400 mil em criptomoedas. As quantias para pequenas e médias empresas podem variar de R $10 mil a R $50 mil”, acrescenta Oliveira.
Isso significa que, se você ainda não adotou medidas de segurança para proteger a sua empresa, é muito provável que ela seja a próxima vítima. Então, o que você está esperando para se proteger contra ciberataque?
A melhor forma de evitar invasões é investir em soluções de segurança cibernética robustas e certificadas, desenhadas para o seu ambiente de TI e para as necessidades específicas do seu negócio. Além disso, é importante treinar os funcionários para reconhecer e lidar com possíveis ameaças.
Fique ligado: a segurança da sua empresa está nas suas mãos!