Videomonitoramento e analytics são essenciais no phygital

Videomonitoramento e analytics são essenciais no phygital

Um novo varejo físico vem se desenhando com a jornada de transformação digital — o varejo phygital se consolidou, especialmente depois de vivenciarmos a pandemia de Covid-19. O consumidor incorporou novos comportamentos, hábitos e expectativas que estão mudando o consumo e, portanto, a maneira como marcas e varejistas se relacionam com seu público.

Esse novo varejo, ressalte-se, depende muito de tecnologias — como, por exemplo, videomonitoramento e analytics, que tornaram-se essenciais.

E o fato é que marcas e varejistas se apressaram para criar possibilidades de interação, atendimento e venda fora do ambiente físico das lojas. A adoção de novos canais de atendimento, como WhatsApp e assistentes virtuais, cresceu. E as vendas por lojas virtuais foram aceleradas.

É hora, portanto, de repensar o varejo físico — que ruma para assumir outro papel, em uma espécie de simbiose com o mundo virtual. Essas lojas caminham para se firmarem como pequenos pontos de distribuição, estoque e delivery (pickups, por exemplo), ao mesmo tempo em que se transformam em lojas de experiência.

Nessa fusão de caraterísticas e funções, a loja física torna-se um elo fundamental para entender a jornada de compra e os perfis de consumidores. Passa a coletar mais informações essenciais para decisões estratégicas e hiperpersonalização. Além disso, torna-se o canal principal e o momento da experiência e fidelização do cliente. É a loja phygital!

A loja phygital

Na prática, o phygital une as estratégias da loja física e da loja digital, tornando-se a materialização da abordagem omnichannel. O consumidor digital pode, assim, navegar em um website e chegar à loja para experimentar o produto e finalizar a compra. Ou o comprador pode, ainda, entrar em uma loja, olhar um produto, finalizar a compra pelo smartphone e recebê-la em casa, sem perder tempo com checkout. Esse, aliás, é um caminho sem volta para muitas operações de varejo — ou seja, para que a marca mantenha-se relevante e competitiva.

Exemplos de estratégia phygital

A Amazon Go é uma loja física para clientes digitais. O consumidor abre o aplicativo e lê um QR Code na entrada da loja. No interior do estabelecimento, câmeras monitoram e registram as movimentações, contabilizando os produtos retirados da prateleira e levados pelo consumidor. Na saída, sensores validam a compra e o valor é debitado no cartão vinculado à conta Amazon do usuário.

A marca de luxo Chanel vem usando realidade aumentada (RA) para oferecer uma experiência imersiva nas lojas. O cliente pode, por exemplo, experimentar um sapato e, pelo app, visualizar outras cores sem a necessidade de experimentar inúmeros pares. Também instalou Smart Mirrors (espelhos inteligentes) nas lojas com a mesma finalidade: procurar peças com maior rapidez e experimentá-las sem a necessidade de vasculhar araras — além de idas e vindas infinitas ao provador.

Também já ficou famoso o caso do supermercado coreano que levou suas gôndolas para as estações de metrô — mas apenas virtualmente. O cliente vê imagens de produtos nas paredes e, com a leitura de QR Code, pode retirá-los, posteriormente, em uma loja próxima.

O uso do vídeo no varejo phygital

Basta uma espiada na operação da Amazon Go para constatar que a tecnologia de segurança eletrônica está indo além de prevenir fraudes para tornar-se a essência da omnicanalidade, personalização, experiência de consumo e automação do varejo phygital. Em outras palavras, isso significa que a tecnologia evoluiu para auxiliar varejistas com capacidades como:

Videomonitoramento e analytics são essenciais no phygital

Análise de fluxos em lojas

Pelo circuito de câmeras é possível obter o mapa de calor do estabelecimento, apontando as áreas da loja que tiveram maior movimentação e aquelas que precisam de estratégias para melhorar o fluxo — ou até mesmo alterar layouts de lojas.

Análise de comportamento

Câmeras de identificação facial próximas de gôndolas, vitrines e displays podem oferecer dados demográficos do público. Desde a entrada na loja, o cliente é identificado — permitindo que o atendimento seja, dessa maneira, personalizado.

Automação de operações

O uso do vídeo viabiliza aplicações como reconhecimento dos produtos que estão acabando ou faltando — ou mesmo fazer checkout automático para o cliente.

Melhor atendimento

Câmeras inteligentes com analíticos de vídeo ajudam a acompanhar e gerenciar melhor o trabalho — além de darem cobertura a vendedores e equipes de atendimento.

E, além disso, as body cams, ou câmeras corporais, estão começando a ser incorporadas pelo varejo para monitorar o atendimento prestado por vendedores e atendentes no PDV.

Na verdade, tecnologias como realidade aumentada (RA), Inteligência Artificial (IA) e vídeo vêm ditando as regras do varejo phygital — e revolucionando a experiência do consumo. E o consumidor, por sua vez, já se acostumou com aplicações em smartphones que sobrepõem tais tecnologias — em especial RA, que se popularizou em plataformas como Snapchat, Instagram e TikTok.

Agora, portanto, basta um smartphone na mão, câmeras e algumas aplicações integradas para que a loja do futuro esteja presente agora, reduzindo a necessidade de intervenção humana no atendimento e criando uma experiência imersiva no consumidor — que resultará em mais vendas e fidelização.

Assim, a próxima pergunta de seu cliente será por favor, onde fica o provador inteligente desta loja?

Posts relacionados

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV com Inteligência Artificial

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV…

Os sistemas legados de CFTV muitas vezes enfrentam a obsolescência diante das crescentes das demandas…

Os Desafios da Cibersegurança em Sistemas de Automação Industrial

Os Desafios da Cibersegurança em Sistemas de…

A automação industrial revolucionou a forma como as empresas fabricam produtos e gerenciam processos. No…

Ransomware: o alvo mudou e as médias empresas passaram a ser as mais visadas

Ransomware: o alvo mudou e as médias…

Os ataques de ransomware têm se revelado cada vez mais prejudiciais para as empresas em…

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.