Energia Solar Fotovoltaica

A luz solar é um recurso natural, inesgotável, gratuito e extremamente abundante em todo o território brasileiro, que deveria ser aproveitado em toda a sua totalidade. Temos um dos mais altos índices mundiais de incidência solar, o que significa, na prática, que uma empresa que se estruture para fazer uso desse recurso pode obter até 90% da sua necessidade de energia elétrica de forma gratuita, com baixíssima necessidade de manutenção e com uma longa vida útil dos ativos necessários a essa geração.

A geração de energia fotovoltaica – a geração de energia elétrica a partir da luz do sol – ainda é incipiente, por conta das complexidades envolvidas na implantação de Usinas Solares, mas, com a regulação da geração distribuída, que permite que empresas e residências não só produzam a sua própria energia, como ainda  transformem seus excedentes em créditos energéticos, vem se expandindo consistentemente.

Dados de julho de 2020 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, indicam que a potência instalada no país triplicou no último ano, ultrapassando os 3 GW em projetos de micro e minigeração de energia elétrica, com 264 mil usinas em operação, atendendo a mais de 340 mil unidades consumidoras do país.

O sistema solar fotovoltaico é composto por Painéis solares; inversor solar; sistema de fixação das placas solares; cabeamentos; conectores e sistema de proteção elétrica.  Após a luz do sol ser captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias.

 

Principais Benefícios

  • Redução de até 90% da conta de energia;
  • Autonomia e independência do sistema;
  • Maior estabilidade da rede elétrica;
  • Potencial lucratividade com excedentes da produção energética;
  • Redução da pegada de carbono e do impacto ambiental da operação;
  • Maior rentabilidade e competitividade.

 

Usinas Solares Teltex

Como em nossos demais projetos, atuamos na implantação de Usinas Solares Fotovoltaicas no formato chave na mão (turn key) atuando de ponta-a-ponta, desde o levantamento de requisitos e necessidades, até a entrega da energia elétrica na rede de distribuição, com um mínimo impacto no dia a dia do cliente. Nosso processo passar por etapas estruturadas que podem se prolongar até à Operação e Manutenção.

 

Sistema solar para sua empresa passos para aquisição

  1. Simulação – Forneça as informações necessárias e receba uma prévia de orçamento.
  2. Visita Técnica – Avaliar as condições técnicas do local para a implementação do projeto
  3. Negócio fechado – Elaboramos um contrato com todos os acordos firmados.
  4. Projeto – Nossa equipe elabora e aprova o seu projeto junto à distribuidora.
  5. Instalação – Todos os equipamentos são fornecidos para a instalação.
  6. Funcionamento – Solicitamos o parecer de acesso junto à distribuidora local para o funcionamento do sistema.
  7. Monitoramento e O&M (Operação e Manutenção) – Acompanhe online a geração do seu sistema e conte conosco para quaisquer necessidades de manutenção.

Como funciona?

A usina é instalada em local remoto – em geral, no meio rural, em uma fazenda ou sítio – situado em uma localidade servida pela mesma concessionária de energia. Toda a energia gerada é transmitida para a rede de distribuição, gerando créditos de energia que são abatidos da conta de energia. A Teltex atua desde a aquisição do terreno até a entrada da Usina em operação, entregando a energia na rede de distribuição.

Operação e Manutenção

O processo conhecido como O&M (Operação e Manutenção) é o serviço de gestão da usina fotovoltaica após a sua entrada em operação. São duas etapas:

  1. Operação – Operação em tempo real do funcionamento e performance da usina fotovoltaica.
  2. Manutenção – Correção preventiva e corretiva de problemas que interfiram na geração de energia e resultem perda de produtividade.