Segurança nas escolas: parceira na gestão escolar

Segurança nas escolas: parceira na gestão escolar

A segurança nas escolas é sempre motivo de preocupação para pais, docentes, funcionários e autoridades. A tecnologia de monitoramento, porém, tem sido uma grande aliada para evitar incidentes de segurança. De acordo com o State of Security Report de 2021, quase 100% das escolas usam pelo menos uma câmera de segurança.

E o fato é que a tecnologia de videomonitoramento e vigilância pode ir além, já que as  ameaças vão do sequestro de alunos à depredação do patrimônio e passam, ainda,  pela eventual presença do tráfico nas proximidades — além de roubo e violência contra funcionários e professores.

Monitoramento de portões e pontos de entrada/saída, detectores de metais, videomonitoramento inteligente, reconhecimento facial e alarmes de pânico são algumas das tecnologias mais recomendadas para garantir a segurança no entorno e nas dependências escolares.

Assim, é possível coibir incidentes de segurança e também auxiliar na própria gestão escolar, monitorando a evasão de alunos e prevenindo outros tipos de violência menos aparentes — como bullying, racismo e preconceito, por exemplo.

Algumas tecnologias para a segurança nas escolas

Escolas, em particular, devem contar com medidas de proteção bem planejadas — que poderão impactar sensivelmente no dia a dia da entidade, assim como na produtividade de funcionários e até na interação (e aprendizado) dos alunos.

O projeto de sua escola pode ser incremental, estabelecendo quais são as prioridades do momento. Mas deve pensar e prever, também, as maneiras pelas quais as ferramentas tecnológicas auxiliam na própria gestão.

Com o olhar nesses dois aspectos, algumas tecnologias estão se tornando essenciais para tais instituições. Por exemplo:

  • Controle de acesso com reconhecimento facial, leitura de placas e controle eletrônico de visitantes;
  • Proteção de perímetro com alarmes, câmeras inteligentes e trancas eletrônicas — além de barreiras físicas e eletrônicas;
  • Monitoramento inteligente do ambiente interno com circuito de câmeras (CFTV) e algoritmos de análise de áudio e vídeo, além de análises comportamentais;
  • Proteção de equipamentos e ativos da escola com dispositivos de controle de portas e sensores.

Como essas tecnologias auxiliam a gestão e a segurança nas escolas

O primeiro aspecto a observar é que, seja para melhorar a gestão, seja para melhorar a segurança real percebida, essas tecnologias proporcionam maior eficácia e confiabilidade aos processos, eliminando o erro, a negligência ou a má conduta das pessoas encarregadas dessas atividades.

Os procedimentos de entrada e saída, por exemplo, são feitos com muito mais segurança, e permitem somente o trânsito de pessoas previamente cadastradas — além de evitarem o contato de alunos com pessoas não autorizadas pela escola ou pelas famílias.

Segurança escolar

Reconhecimento facial e videomonitoramento em tempo real, associados com algoritmos de Inteligência Artificial, ou IA (capazes, inclusive, de alertar para comportamentos estranhos), melhoram significativamente a prevenção a assaltos, furtos e sequestros, além de facilitarem a investigação e responsabilização de indivíduos envolvidos em bullying, assédios e agressões.

Outro aspecto importante: um projeto para garantir segurança e melhor gestão nas escolas é decisivo para aumentar o engajamento, conscientização e colaboração de funcionários, professores, alunos e pais.

Os benefícios das novas tecnologias de segurança nas escolas

Os perigos que rondam as escolas aumentam na mesma proporção em que se perpetuam as distâncias sociais e a ineficácia da segurança pública. A estruturação de um projeto integrado de segurança eletrônica traz, portanto, muitos benefícios para instituições de ensino — dos quais podemos elencar:

1. Prevenção de Incidentes

A prevenção é uma das mais importantes funções de um projeto como esse. A simples presença de sensores, câmeras, alarmes e outros dispositivos já coíbe a presença de pessoas estranhas e criminosos em potencial. Além, claro, de servir de alerta para desvios comportamentais de estudantes e funcionários.

2. Controle de Acesso Efetivo

A tecnologia cria uma camada adicional para o controle de acesso às instalações da escola. Sim, a presença de funcionários competentes nas dependências da escola é importantíssima, mas a tecnologia facilita o trabalho ao criar rastreabilidade para que a escola saiba exatamente quem está acessando suas dependências — assim como as áreas do prédio — por meio de credenciais confirmadas, reconhecimento facial e registros visuais.

3. Monitoramento de Frequência e Atividades Escolares

Segurança escolar

Identificar e monitorar o paradeiro de alunos (especialmente os desgarrados) deixa de ser um esforço para professores e administradores. Afinal, fora das atividades pedagógicas, os esforços desses profissionais não são suficientes para monitorar, inibir comportamentos inadequados e prevenir incidentes.

4. Garantir a Segurança em Emergências

Segurança escolar

Embora as emergências em escolas sejam raras, é necessário que a instituição esteja bem municiada caso tenha que ser evacuada. Um sistema integrado de segurança possibilita localizar gargalos e identificar os pontos de saída disponíveis.

A escola precisa estar atenta ao comportamento, segurança e bem-estar de seus alunos, funcionários e visitantes. E também aos movimentos em seu entorno. Talvez um dos maiores benefícios de uma plataforma mais inteligente de segurança e monitoramento seja capacitar os agentes da escola para que melhorem a análise comportamental.

Além disso, a Inteligência Artificial torna-se uma grande parceira ao evitar que determinados comportamentos — especialmente os desvios — passem despercebidos.

Sabe aquele chavão “a união faz a força”? Aqui faz todo o sentido.

É fundamental unir tecnologia, escola e seus stakeholders — além de um parceiro especialista na implantação desse tipo de tecnologia. Vamos avaliar a maturidade do seu estabelecimento de ensino e verificar o que pode ser feito em curto, médio e longo prazo?

Posts relacionados

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV com Inteligência Artificial

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV…

Os sistemas legados de CFTV muitas vezes enfrentam a obsolescência diante das crescentes das demandas…

Videomonitoramento e analytics são essenciais no phygital

Videomonitoramento e analytics são essenciais no phygital

Videomonitoramento e analytics são essenciais no phygital

Segurança de Bairros planejados: a importância da inovação

Segurança de Bairros planejados: a importância da…

Segurança de Bairros Planejados

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.