Segurança e Soluções Integradas para Aeroportos

Segurança e Soluções Integradas para Aeroportos

A necessidade de soluções inteligentes para a segurança dos aeroportos tem início nos anos 70, quando os terroristas começaram a sequestrar aviões, e foi intensificada em 2001, após os atentados em Nova York, quando autoridades e o mercado da aviação viram escancaradas as fragilidades do sistema de segurança no setor.

Os ataques de 11 de setembro modificaram percepções, definiram uma nova realidade e acarretaram mudanças bruscas na aviação civil e sobre o panorama internacional de segurança.

São 19 anos de grandes alterações e restrições na aviação comercial, visando o aumento da segurança nos aeroportos ao redor do mundo, um reflexo do temor por segurança e a sensação de ataque iminente que fazem dos aeroportos lugares sensíveis para a população.

A seguir, apresentamos os desafios que a segurança aeroportuária enfrenta e as soluções integradas que a Teltex oferece, as quais vem sendo atualizadas em função dos riscos e da evolução das novas tecnologias.

Os desafios da segurança aeroportuária

Aeroportos são instalações complexas e dinâmicas que estão expostas a ameaças principalmente pelo alto tráfego de pedestres e por sua estrutura, que integra diversos prédios e terminais, espaços amplos, vasto perímetro e vários pontos de entrada e saída.

Veja, a seguir, quais os principais desafios decorrentes desta estrutura e as soluções Teltex para saná-los com segurança robusta:

Controle de operações

Soluções de câmeras avançadas e específicas gerenciam as visualizações em todo o aeroporto para gerar mais consciência situacional, com análise e diagnósticos em tempo real. Os operadores recebem alertas que permitem melhorar o tempo de resposta. Ainda, o acesso rápido à exibição de vários monitores e câmeras permite que os operadores vejam o que precisam ver, quando precisam ver, com ferramentas de rastreio e localização.

Monitorar o taxiamento e as pistas de decolagem

Monitorando o perímetro e as pistas e combinando dados com a interface do radar de voo é possível fazer verificações do status do voo em tempo real. A câmera oferece um panorama constante e contínuo (visão panorâmica), capacidade de rastrear objetos em movimento em um mapa geográfico e zoom para visualização de detalhes, bem como alertas de comportamentos estranhos e incidentes.

Monitorar terminais, entradas, saídas, check-in e áreas de segurança

Cobertura com alcance da câmera panorâmica para eliminar pontos cegos em potencial e ainda com redução de borrão da imagem de objetos em movimento rápido (pessoas correndo ou veículos em movimento, por exemplo). A detecção facial e rastreio de objetos facilita a localização de alvos, bastando constar no sistema.

Detectar formação de multidão, atrasos e fila longa

A capacidade de antecipar e responder de forma proativa a pontos de estrangulamento, padrões de multidão e tráfego de pedestres que flui pelas instalações do aeroporto é crítica para a segurança dos passageiros. Para isso, são usadas soluções de análise integrada e de gerenciamento de vídeo que detectam o comprimento da fila e enviam alertas automáticos aos operadores sobre a formação de multidões.

Otimizar a experiência do cliente

As viagens aéreas podem ser estressantes, principalmente em situações em que há gargalos, como check-in, embarque ou entrega de bagagem. Utilizando a mais moderna tecnologia, é possível reduzir o tempo de espera nestes pontos, além de detectar bagagem perdida, localizar indivíduos com agilidade e deter criminosos em todo aeroporto.

Por meio de medidas proativas para lidar com as filas de passageiros, é possível oferecer uma experiência sem atrasos aos passageiros e, ao reduzir o tempo de espera, mais tempo pode ser gasto em lojas de varejo e restaurantes e gerar receita para o aeroporto.

Detectar incidentes com passageiros e funcionários

As ferramentas de mapeamento ajudam no gerenciamento do sistema e aumentam a segurança para ajudar a manter o tráfego de passageiros fluido. Incidentes como quedas, escorregões, roubos, crianças perdidas podem ser detectados automaticamente e resolvidos rapidamente, contando ainda com acesso posterior à respectiva câmera com vídeo para auxiliar nas investigações.

Localizar roubos e vandalismo

O sistema de gerenciamento de vídeo identifica pessoas, objetos e comportamentos estranhos e envia alertas rapidamente. Ainda conta com recursos exclusivos de colaboração para que os dados inseridos e coletados, bem como as evidências possam ser reproduzidas, exportadas e compartilhadas facilmente em tempo real.

Gerenciamento de bagagem

O software de análise permite realizar investigações de forma rápida e fácil por meio do rastreamento de bagagens, objetos e pessoas. Em situações de bagagem roubada, por exemplo, é possível inserir informações das características para monitorar a atividade do indivíduo, fazer uma busca antes e depois do incidente relatado e identificar rapidamente a localização do item roubado e do suspeito. O próprio software detecta o alvo e emite alerta aos operadores.

Controlar entradas não autorizadas

Aeroportos lotados podem levar a violações de segurança, como a entrada em áreas restritas, caso em que os operadores recebem alertas em tempo real acionados por detecção de movimento direcional. Utiliza-se reconhecimento facial e biometria para controlar o acesso às áreas críticas e o sistema permite criar uma white list e uma black list para monitoramento contínuo.

Manter o perímetro seguro

Geralmente sem movimentação de pessoas, sem fronteiras físicas e mal iluminados, os perímetros dos aeroportos requerem tecnologia de vídeo avançada. As câmeras térmicas e de detecção de longo alcance cobrem enormes e podem identificar intrusos ou pessoas na escuridão total com reprodução de cores exata.

Gestão de estacionamento

O sistema automático de reconhecimento de placas veiculares automatiza a leitura e identificação das placas dos veículos no estacionamento. Assim, facilita a localização dos veículos de interesse e a fiscalização de quaisquer problemas potenciais.

Soluções Integradas Teltex para Aeroportos

As soluções integradas de segurança fornecem consciência situacional verdadeira, eficácia operacional e melhoram a capacidade de resposta em caso de emergências. Permitem a monitoração visual automatizada de todo o aeroporto, do perímetro aos terminais, a identificação de pessoas, veículos e bagagens, a qualquer hora do dia e sob quaisquer condições climáticas.

Ainda, o sistema de gerenciamento de segurança se conecta a terceiros para interoperabilidade e colaboração, integrando inteligência artificial e aprendizado de máquina com videomonitoramento, dados de câmeras, análises de vídeo avançadas, sistemas de detecção e sistemas de controle de acesso, entre outros recursos, resultando em um ambiente seguro e protegido.

Contar com uma empresa especializada na implantação de segurança aeroportuária é muito importante. A Teltex Tecnologia possui um time de especialistas para garantir que a sua empresa obtenha os melhores resultados. Fale com a nossa equipe!

Posts relacionados

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV com Inteligência Artificial

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV…

Os sistemas legados de CFTV muitas vezes enfrentam a obsolescência diante das crescentes das demandas…

Modernizar o controle de acesso, garantindo cibersegurança – o novo desafio das Instituições de Ensino

Modernizar o controle de acesso, garantindo cibersegurança…

Os desafios trazidos pela pandemia e os atos de violência em algumas instituições educacionais têm…

Videomonitoramento e analytics são essenciais no phygital

Videomonitoramento e analytics são essenciais no phygital

Videomonitoramento e analytics são essenciais no phygital

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.