Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

Centro de Comando com controle centralizado zera incidentes de segurança em audiências de custódia de criminosos.


Com a implantação do Centro de Comando, na sede do Tribunal, e de duas salas de monitoramento, nos dois principais fóruns, o TJRN conseguiu zerar os incidentes em audiências de custódia de detentos, além de reduzir efetivamente assaltos em Caixas Eletrônicos  e Agências de Correios localizados em suas unidades.

Implantado em prazo recorde, apenas 30 dias, ao invés dos 90 aprazados inicialmente, o Centro de Comando e Controle do Tribunal integra sistemas de  gerenciamento e gravação de imagens CFTV IP e monitoramento de alarmes por tecnologia IP, também implantados pela Teltex, e monitora os Fóruns do estado.

No período de 2016-2017, ocorreram diversos incidentes de segurança nas audiências de custódia do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Os problemas envolviam desde a falta de equipamentos de segurança e a ausência de policiais em algumas audiências, até casos de agressões físicas entre presos e policiais. Esses incidentes colocavam em risco a integridade física de magistrados, servidores e do próprio preso, além de afetar a credibilidade do processo de audiência de custódia como um todo.

Após os episódios, o TJRN realizou uma série de medidas para melhorar a segurança nas audiências, como a instalação de câmeras de segurança e do Centro de Comando, realizados pela Teltex, o aumento da presença policial e a realização de treinamentos específicos para lidar com situações de risco.

Os fóruns maiores passaram a ter a sua própria Sala de Monitoramento, que por sua vez, é monitorada pelo Centro de Comando, enquanto os menores, sem força própria de vigilância, são monitorados diretamente pelo CICC. Em uma segunda fase do projeto, em andamento, atualmente, estamos integrando a segurança de todos os demais Fóruns do TJRN.

Desde a entrega do projeto, não houve registro de novos incidentes de segurança nas audiências de custódia do TJRN. O modelo implantado no Rio Grande do Norte obteve resultados tão positivos que, atualmente, está sendo replicado no Tribunal de Justiça da Bahia, que realizou uma adesão total à Ata de Registro de Preços do TJRN.

Apresentação do sistema de segurança do TJRN à comunidade e autoridades

video player
Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.