Complexo Industrial e Portuário do Pecém

Complexo Industrial e Portuário do Pecém

Implantação do Novo Sistema de Prevenção e Detecção de Incêndio


A proteção contra incêndios em instalações portuárias é de vital importância para o Complexo Portuário do Pecém, o maior porto do Nordeste. Com a constante expansão do Complexo e o crescente volume de carga movimentada, o CIPP contratou a Teltex para a implantação do seu novo Sistema de Prevenção de Incêndio, que está sendo concluído agora em junho. O novo sistema irá proteger os mais de 13 mil hectares e 40 prédios do Complexo do Pecém com tecnologias de última geração e 100% de confiabilidade para detecção precoce de qualquer foco de incêndio.

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o CIPP, inaugurado em março de 2002, ocupa uma área de 13 mil hectares que abriga a operação de atividades portuárias e industriais integradas, e é um dos maiores complexos portuários do Brasil e se caracteriza por ser um terminal off-shore, ou seja, seus píeres de atracação estão protegidos da ação das ondas e correntes por um quebra-mar de berma, na forma de “L”, com 1.768 metros de extensão.

A estratégica localização geográfica, próximo dos mercados consumidores da Ásia, América do Norte e Europa, vem consolidando o CIPP como o principal terminal marítimo do Nordeste. Operado em parceria entre o Governo do Estado do Ceará e o Porto de Roterdan, o complexo do Pecém possui infraestrutura e logística que permite a instalação de grandes empresas, como a Companhia Siderúrgica do Pecem e a ZPE – Zona de Processamento de Exportações – do Ceará, também clientes da Teltex.

A implantação de uma proteção contra incêndios de último geração era vital para o CIPP, pois em seus depósitos e armazéns são acondicionados os mais diversos tipos de produtos. Com a constante expansão do Complexo e o crescente volume de carga movimentada, é imprescindível que o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio do Terminal Portuário do Pecém seja 100% confiável para garantir a segurança para os funcionários quanto para as instalações físicas do porto.

Atendendo a essa demanda, o novo Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio implantado pela Teltex tem permite a detecção precoce e eficaz qualquer princípio de fogo, através de detectores de fumaça e temperatura com micro sensores que processam individualmente os sinais. Quando um dispositivo de detecção é acionado, a central de monitoramento identifica a área protegida e o dispositivo que está em alarme. O Centro de Controle recebe as confirmações de alarme provenientes dos detectores e identifica qual o local da ocorrência. Todos os sistemas de operação do Complexo estão interligados o que facilita a tomada de decisão e as ações de prevenção e combate ao incêndio, bem como o acionamento do Corpo de Bombeiros.

O sistema é do tipo endereçável, composto por vários laços de detecção, onde cada dispositivo de detecção recebe um endereço que permite à central identificá-lo individualmente. O sistema endereçável é o ideal para auxiliar a equipe de segurança, sinalizando e orientando a ação da brigada de incêndio.

Quando o sistema detecta um incidente, os alarmes também acionam campainhas e sirenes para orientação de evacuação das pessoas dentro das edificações. Esta característica do sistema reduz os riscos e garante maior proteção das pessoas e dos bens ativos e minimiza custos legais em decorrência de sinistros e acidentes.

O Sistema de Detecção e Alarme utiliza a topologia Classe A que interliga todos os dispositivos e retorna para a Central de Alarme de Incêndio a possibilidade de Isolamento, o que permite o monitoramento do laço, e garante que o trecho entre os módulos seja isolado, em casos de curto circuito, e o sistema funcione sem interrupção. Os alarmes são ativados automaticamente a partir de detectores de fumaça e detectores de calor e, também, podem ser ativados manualmente.

Cada Central de Alarme é dimensionada conforme o número de sensores de sua área, que cobrem todo o perímetro dos galpões e edificações permitindo a rápida expansão do sistema e atendendo as normas de segurança padronizadas. As áreas abertas, os galpões e armazéns são contam com um sistema de detecção de fumaça por aspiração, através de uma rede de dutos instalados a uma altura de 9 metros, conectada a uma central de Alarme Securiton com exaustor/aspirador de ar, provida com sensores de fumaça. Estes dispositivos reagem com rapidez a uma elevação da temperatura do ambiente, identificando o princípio de incêndio.

O sistema de detecção por aspiração é constantemente monitorado por um sistema receptor de alta sensibilidade, com filtros que identificam impurezas no interior da câmara de detecção que possam comprometer a sensibilidade do detector, sinalizando aos operadores quais detectores necessitam serem limpos. A central indica no display, o status de defeito, de um detector de fumaça, para os cas os de perda de comunicação com o painel de controle ou qualquer outra falha no sistema.

O princípio fundamental da Central é gerenciar os circuitos de instalação do sistema monitorado, através da supervisão e notificação da detecção de um possível sinistro de incêndio, tanto mecanicamente, a partir da ativação do acionador manual, como automaticamente, a partir dos dispositivos de detecção, sejam de fumaça ou temperatura.

O maior desafio do projeto foi a grandiosidade e a extensão do Complexo do Pecém. Foram instalados mais de 800 dispositivos em 40 prédios, com um alto grau de complexidade nas instalações dos detectores, alguns dos quais situados a mais de 9m de altura. Essas características fizeram deste o maior projeto de Detecção de Incêndio implantado pela Teltex, cuja consecução só foi possível pelo total apoio dos técnicos e engenheiros do CIPP, num trabalho de verdadeira parceria entre o cliente e a Teltex.

video player
Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.