CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Implantação do Sistemas de Segurança de Subestações Elétricas


A Companhia Hidro Elétrica do Rio São Francisco – Chesf investiu na implantação de sistemas de segurança de subestações baseado em Videomonitoramento IP e Radares para monitorar suas subestações no Nordeste

A Teltex, primeira colocada na Licitação de contratação do sistemas de segurança de subestações, iniciou em junho de 2021 as obras do projeto que foi pioneiro no Brasil, sendo responsável pelos sistemas de 74 subestações e pela implantação do CSIE – Centro de Supervisão de Imagens e Eventos na sede da Companhia, em Recife, Pernambuco.

Uma das maiores concessionárias de serviços do Brasil, a Chesf faz parte do Grupo Eletrobrás, com um parque de geração de 10.457,43 MW de potência instalada, sendo composto por 12 usinas hidrelétricas e 14 usinas eólicas. Além desse sistema de geração, composto por 26 usinas e subestações elevadoras, a Chesf possui um sistema de transmissão com abrangência oito estados do Nordeste.

A busca pela maior observabilidade, controlabilidade e segurança de suas subestações e do seu sistema de transmissão fez da Chesf o maior cliente de segurança eletrônica de 2021, com a instalação de novos  sistemas de videomonitramento IP e Detecção de Intrusão por Radares em suas subestações.

Primeira colocada no certame, a Teltex Tecnologia realizou as obras de conectividade e instalação dos sistemas, com a finalidade de dar suporte à operação de distribuição de energia, além de garantir a segurança física e patrimonial. A Teltex também implantou um dos Centros de Supervisão de Imagens e Eventos – CSIE localizado na Sede da Companhia, no Recife (PE). Além disso, o projeto também contemplou o envio de imagens para os Centros de Operação da Chesf.

Benefícios do sistema de segurança de subestações

Para a Chesf, o projeto trouxe maior eficiência operacional, economicidade e automatização de processos. Com um sistema integrado e funções de análises inteligentes de imagens, a Companhia pode não só atender a operação do sistema elétrico em tempo real, como incrementar a segurança das subestações com menores custos operacionais, controlar a entrada de pessoas autorizadas nesses locais e fiscalizar o uso correto de EPIs pela equipe.

Tecnologias aportadas na segurança de subestações

Os novos sistemas contam com câmeras internas e externas de última geração, incluindo modelos Speed Dome para monitoramento do perímetro, integradas com radares capazes de detectar a aproximação de pessoas, veículos e drones. Alto falantes para alarmes e transmissão de mensagens dos CISE também compõem o sistema. Cada subestação conta, ainda, com sistema de armazenamento local das gravações e uma estação de monitoramento própria.

Os radares de detecção de intrusão das subestações têm capacidade de detecção de até 1000 metros, dependendo da localidade. O sistema que trata e monitora os alertas dos radares direciona, automaticamente, as câmeras PTZ do perímetro para o local de detecção, acionando alertas no CISE e para as equipes de segurança.

As imagens e eventos são transmitidos para os CISE de Pernambuco e Paulo Afonso, por uma rede privada de comunicação da Chesf, e monitoradas através dos novos videowalls que também fazem parte do projeto. O sistema que fará o controle de todas os dispositivos será o Digifort, que já é o  VMS em uso pela Chesf em suas outras aplicações de videomonitoramento.

O projeto representa um desafio grandioso para a Teltex, com a montagem de dez equipes compostas por técnicos, coordenadores e almoxarifes, além da ampliação das equipes de back office, representando a abertura de 200 novos postos de trabalho. Além da contratação desses profissionais, a preparação das equipes foi outro grande desafio.

Como os serviços são prestados em um ambiente de altíssima periculosidade e sem o desligamento de qualquer sistema de alta tensão, as equipes participaram de treinamentos intensivos de segurança por três semanas, antes de iniciarem os trabalhos de campo. As equipes foram certificadas nas NRs 10, 12, 33 e 35, que incluem trabalho em altura, em eletricidade, espaço confinado e em máquinas e equipamentos. Também receberam um intenso treinamento de primeiros socorros para casos de queda, eletrocussão e até ataques de animais peçonhentos.

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.