Os múltiplos usos do videomonitoramento inteligente em portos

Os múltiplos usos do videomonitoramento inteligente em portos

O videomonitoramento inteligente em portos vai além da segurança, otimizando processos e operações. Confira em nosso artigo.

videomonitoramento inteligente

Os portos operam, diariamente, com enormes volumes de embarques e desembarques de cargas, embarcações que chegam e saem e tráfego intenso de pessoas, veículos, equipamentos e autoridades. Esse cenário exige um contingente muito grande de pessoal, tanto para a operação quanto para a segurança do porto — além de um nível altíssimo de controles.

As limitações de manter ou expandir headcount, assim como o desafio do erro humano e da produtividade, exigem a ampliação do uso da tecnologia. Sob tal contexto, o videomonitoramento evoluiu e tornou-se parte essencial da infraestrutura para supervisionar e monitorar portos em tempo real não só para garantir a segurança e facilitar investigação de incidentes, mas também para azeitar a operação e melhorar a gestão portuária.

De fato, ao pensarmos na necessidade de videomonitoramento, a primeira necessidade que vem à mente é a questão da segurança. Afinal, o comércio mundial passa pelos portos, que precisam estar preparados para:

  • Ameaças terroristas: câmeras inteligentes e preparadas para reconhecimento facial, leitura de placas e identificação de objetos, que podem identificar e impedir potenciais ameaças;
  • Segurança de contêineres: são milhões e milhões de contêineres armazenados, processados e transportados. As câmeras de segurança HD ajudam a monitorá-los e, principalmente, com o reconhecimento de caracteres, a reconhecê-los, localizá-los e fazer a gestão dos mesmos no porto;
  • Prevenção de roubos: a vigilância automatizada por vídeo identifica potenciais situações de roubos e atividades duvidosas em tempo real;
  • Proteção de navios de cruzeiro: a segurança para viajantes e navios aumenta consideravelmente com o videomonitoramento das atividades no entorno dessas embarcações;
  • Detecção de ameaças: câmeras digitais com análises de vídeo embarcadas ajudam a aprimorar a detecção de ameaças ao efetuar o reconhecimento de comportamentos atípicos;
  • Controle de acesso: câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas integradas a sistemas de controle de acesso com políticas rigorosas para garantir a inviolabilidade dos ambientes físicos;
  • Segurança de perímetro: sensores infravermelhos integrados com CFTV;
  • Detecção de incêndio e fumaça em tempo real;
  • Identificação de estacionamento ilegal e excesso de velocidade.

Videomonitoramento inteligente em portos e a otimização das operações

Videomonitoramento inteligente em portos

A nova tecnologia de vigilância por vídeo estabelece um patamar mais elevado de segurança e gestão. Com auxílio de softwares de inteligência de vídeo que identificam, classificam e indexam objetos nas imagens, é possível transformar imagens em dados pesquisáveis. Os operadores podem, assim, buscar por contêineres a partir de dados e características — ou outros objetos e pessoas com base em atributos como roupa, cor de um veículo, placa, aparência, perfil (homem, mulher, criança) e tamanho, por exemplo.

Por meio desse tipo de funcionalidade, o videomonitoramento agrega novas capacidades à segurança e gestão das operações portuárias, tais como:

  • Alertas em tempo real que podem ser configurados para situações de segurança ou eventos operacionais;
  • Identificação de tendências de tráfego a partir de movimentos detectados — além de dados como tempo de permanência e comparativos históricos;
  • Geração de mapas de calor do porto para entender padrões de movimento e otimizar as operações — ou planejar expansões e construções.

Eficiência na gestão de portos a partir da infraestrutura  de segurança

A busca por mais eficiência nas operações e na segurança demanda que o porto trabalhe com mais informações e quantificações, tanto de incidentes e riscos de segurança quanto das caraterísticas das operações e do tráfego de pedestres, cargas, equipamentos e veículos.

A infraestrutura de videomonitoramento, combinada com ferramentas de análise de vídeo e Inteligência Artificial (IA), pode transformar um importante insumo da segurança em informações valiosas para o planejamento e a gestão do negócio. Tais informações, imprescindíveis para uma boa operação, são impossíveis de serem obtidas com a simples observação humana ou por meio de um trabalho de coleta manual.

E essa tecnologia, além de monitorar incidentes de segurança, permitirá ao gestor examinar as características e condições do tráfego atual — e, ainda, prever comportamentos. Isso facilita, de maneira incontestável, o planejamento de futuros terminais e portos, assim como novos serviços ou expansões — além de atualizações de instalações e serviços.

Posts relacionados

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV com Inteligência Artificial

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV…

Os sistemas legados de CFTV muitas vezes enfrentam a obsolescência diante das crescentes das demandas…

Transporte marítimo é responsável por 80% do comércio mundial e enfrenta desafios

Transporte marítimo é responsável por 80% do…

O transporte marítimo desempenha um papel crucial no comércio mundial, sendo responsável por aproximadamente 80%…

Recursos de Missão Crítica para Portos

Recursos de Missão Crítica para Portos

O setor portuário brasileiro é um dos mais dinâmicos e vitais para a economia do…

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.