Novo Sistema de Detecção de Incêndio do  Complexo Industrial e Portuário do Pecém

Novo Sistema de Detecção de Incêndio do Complexo Industrial e Portuário do Pecém

A proteção contra incêndios em instalações portuárias é de vital importância para o Complexo Portuário do Pecém, o maior porto do Nordeste. Com a constante expansão do Complexo e o crescente volume de carga movimentada, o CIPP contratou a Teltex para a implantação do seu novo Sistema de Detecção e Prevenção de Incêndio, que está sendo concluído agora em junho. O novo sistema irá proteger os mais de 13 mil hectares e 40 prédios do Complexo do Pecém com tecnologias de última geração e 100% de confiabilidade para detecção precoce de qualquer foco de incêndio.

 O Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o CIPP, inaugurado em março de 2002, ocupa uma área de 13 mil hectares que abriga a operação de atividades portuárias e industriais integradas, e é um dos maiores complexos portuários do Brasil e se caracteriza por ser um terminal off-shore, ou seja, seus píers de atracação estão protegidos da ação das ondas e correntes por um quebra-mar de berma, na forma de “L”, com 1.768 metros de extensão.

A estratégica localização geográfica, próximo dos mercados consumidores da Ásia, América do Norte e Europa, vem consolidando o CIPP como o principal terminal marítimo do Nordeste. Operado em parceria entre o Governo do Estado do Ceará e o Porto de Roterdan, o complexo do Pecém possui infraestrutura e logística que permite a instalação de grandes empresas, como a Companhia Siderúrgica do Pecem e a ZPE – Zona de Processamento de Exportações – do Ceará, também clientes da Teltex.

A implantação de uma proteção contra incêndios de último geração era vital para o CIPP, pois em seus depósitos e armazéns são acondicionados os mais diversos tipos de produtos. Com a constante expansão do Complexo e o crescente volume de carga movimentada, é imprescindível que o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio do Terminal Portuário do Pecém seja 100% confiável para garantir a segurança para os funcionários quanto para as instalações físicas do porto.

Atendendo a essa demanda, o novo Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio implantado pela Teltex tem permite a detecção precoce e eficaz qualquer princípio de fogo, através de detectores de fumaça e temperatura com micro sensores que processam individualmente os sinais. Quando um dispositivo de detecção é acionado, a central de monitoramento identifica a área protegida e o dispositivo que está em alarme. O Centro de Controle recebe as confirmações de alarme provenientes dos detectores e identifica qual o local da ocorrência. Todos os sistemas de operação do Complexo estão interligados o que facilita a tomada de decisão e as ações de prevenção e combate ao incêndio, bem como o acionamento do Corpo de Bombeiros.

O sistema é do tipo endereçável, composto por vários laços de detecção, onde cada dispositivo de detecção recebe um endereço que permite à central identificá-lo individualmente. O sistema endereçável é o ideal para auxiliar a equipe de segurança, sinalizando e orientando a ação da brigada de incêndio.

Quando o sistema detecta um incidente, os alarmes também acionam campainhas e sirenes para orientação de evacuação das pessoas dentro das edificações. Esta característica do sistema reduz os riscos e garante maior proteção das pessoas e dos bens ativos e minimiza custos legais em decorrência de sinistros e acidentes.

O Sistema de Detecção e Alarme utiliza a topologia Classe A que interliga todos os dispositivos e retorna para a Central de Alarme de Incêndio a possibilidade de Isolamento, o que permite o monitoramento do laço, e garante que o trecho entre os módulos seja isolado, em casos de curto circuito, e o sistema funcione sem interrupção. Os alarmes são ativados automaticamente a partir de detectores de fumaça e detectores de calor e, também, podem ser ativados manualmente.

Cada Central de Alarme é dimensionada conforme o número de sensores de sua área, que cobrem todo o perímetro dos galpões e edificações permitindo a rápida expansão do sistema e atendendo as normas de segurança padronizadas. As áreas abertas, os galpões e armazéns são contam com um sistema de detecção de fumaça por aspiração, através de uma rede de dutos instalados a uma altura de 9 metros, conectada a uma central de Alarme Securiton com exaustor/aspirador de ar, provida com sensores de fumaça. Estes dispositivos reagem com rapidez a uma elevação da temperatura do ambiente, identificando o princípio de incêndio.

O sistema de detecção por aspiração é constantemente monitorado por um sistema receptor de alta sensibilidade, com filtros que identificam impurezas no interior da câmara de detecção que possam comprometer a sensibilidade do detector, sinalizando aos operadores quais detectores necessitam serem limpos. A central indica no display, o status de defeito, de um detector de fumaça, para os cas os de perda de comunicação com o painel de controle ou qualquer outra falha no sistema.

O princípio fundamental da Central é gerenciar os circuitos de instalação do sistema monitorado, através da supervisão e notificação da detecção de um possível sinistro de incêndio, tanto mecanicamente, a partir da ativação do acionador manual, como automaticamente, a partir dos dispositivos de detecção, sejam de fumaça ou temperatura.

O maior desafio do projeto foi a grandiosidade e a extensão do Complexo do Pecém. Foram instalados mais de 800 dispositivos em 40 prédios, com um alto grau de complexidade nas instalações dos detectores, alguns dos quais situados a mais de 9m de altura. Essas características fizeram deste o maior projeto de Detecção de Incêndio implantado pela Teltex, cuja consecução só foi possível pelo total apoio dos técnicos e engenheiros do CIPP, num trabalho de verdadeira parceria entre o cliente e a Teltex.

Sistema de Detecção de Incêndio Pecém

Sistema de Detecção de Incêndio Pecém

 

Posts relacionados

Centro de Comando de Canoas, projeto da Teltex, no Balanço Geral

Centro de Comando de Canoas, projeto da…

O Programa Balanço Geral do último dia 15, destacou a perseguição efetuada pela Brigada Militar…

Economia nas despesas possibilita investimentos em segurança no Fórum Seabra Fagundes

Economia nas despesas possibilita investimentos em segurança…

Foi inaugurado nesta segunda, 08/08/2016, o sistema de monitoramento eletrônico do Fórum Miguel Seabra Fagundes,…

WTICIFES em Gramado 02/05 ao 05/05

WTICIFES em Gramado 02/05 ao 05/05

Em Gramado dia 02/05 ao 05/05, ocorreu o X Workshop de Tecnologia da Informação e…

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.