Aplicações de videomonitoramento inteligente e analytics na indústria 4.0

Aplicações de videomonitoramento inteligente e analytics na indústria 4.0

As ferramentas de vigilância convencionais estão sendo trocadas por videomonitoramento inteligente para manter os trabalhadores (e as organizações) protegidos. O fato é que a prevenção aos riscos ocupacionais sempre foi uma prioridade em empresas, a começar pelo uso de equipamentos de proteção individual (EPI) — afinal, é necessário certificar-se de que os trabalhadores estejam seguros ao máximo.

No caso da indústria 4.0, a evolução das tecnologias de segurança  — como, por exemplo, câmeras inteligentes e sensores com AI (Artificial Intelligence), analytics e IoT (Internet of Things) embarcadas — tem contribuído sobremaneira para, além das aplicações de proteção do patrimônio, das pessoas e do ambiente,  reduzir riscos operacionais e acidentes, garantir a segurança no ambiente de trabalho, proporcionar mais eficiência operacional e elevar a produtividade, sempre de acordo com as normas regulatórias aplicáveis. 

Conheça algumas dessas novas aplicações do videomonitoramento inteligente e analytics, que adicionam esse ganho para a indústria 4.0:

  • Monitoramento de temperatura por câmeras termais 
  • Evita o sobreaquecimento em máquinas e equipamentos e ajuda a identificar as causas para que seja possível adotar as ações necessárias para que não haja quebras e paradas não planejadas.
  • Alerta de cruzamento de linha
  • Tem, como objetivo, notificar a central de comando instantaneamente caso alguém se aproxime de zonas de risco ou máquinas específicas no ambiente da fábrica.
  • Identificação de comportamento em áreas de risco
  • Detecta comportamentos incomuns (por exemplo, um indivíduo cambaleante) em áreas de risco ou próximo a máquinas perigosas.
  • Detecção de EPIs como óculos e máscaras, entre outros, e prevenção contra a Covid-19
  • Realizada por meio de reconhecimento facial, analyitcs de distanciamento social e câmeras termográficas para verificar o uso correto de capacetes, óculos de proteção, protetores de ouvidos, coletes sinalizadores e outros equipamentos. Também podem aferir temperatura corporal elevada (febre).
  • Detecção automática de não conformidade
  • Identificação de uma ou mais máquinas paradas sem motivo aparente, por exemplo.
  • Análise de linha de produção
  • Mantém o controle de qualidade e estabelece ciclos de melhoria contínua ao identificar hiatos na produção — ou seja, espaços vazios na esteira de produtos, por exemplo.

Outras vantagens e benefícios do videomonitoramento inteligente

O videomonitoramento inteligente associado a analytics também proporciona vantagens como a capacidade de responder às contingências em tempo real, identificando ameaças de forma preventiva e proativa, além de proteger a infraestrutura e os ativos — entre outros benefícios imprescindíveis para o êxito de organizações, não importa o segmento em que atuem.

O case da Companhia Siderúrgica do Pecém

Especializada em projetos de alta complexidade, há cerca de 30 anos a Teltex desenvolve as mais adequadas soluções de segurança e proteção para indústrias — e tem, entre seus cases de sucesso, a implantação do sistema de videomonitoramento na aciaria da Companhia Siderúrgica do Pecém, cujo objetivo é evitar a exposição dos operários ao risco de supervisionar o processo de transporte do ferro líquido, ou aço-gusa, para as fôrmas de resfriamento no chão de fábrica.

O projeto, altamente complexo, apresentou desafios como seleção de equipamentos capazes de operar sem falha em ambientes tão adversos, garantir segurança aos colaboradores — que realizaram a implantação em locais próximos da manipulação de aço líquido — e ajustar o cronograma ao cotidiano operacional da fábrica. A demanda, no entanto, foi plenamente atendida — e eliminou, por meio de automatização, a necessidade de exposição de operários a um processo de alto risco.

Quer saber mais sobre as soluções de segurança que desenvolvemos para a indústria 4.0? É só falar com nossos especialistas, que são altamente capacitados e possuem ampla experiência para atender, plenamente, às necessidades e demandas específicas do segmento.

Posts relacionados

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV com Inteligência Artificial

Agregando Inteligência aos Sistemas Legados de CFTV…

Os sistemas legados de CFTV muitas vezes enfrentam a obsolescência diante das crescentes das demandas…

Análises de Vídeo Inteligentes e Câmeras Corporais: Reforçando a Segurança do Trabalho

Análises de Vídeo Inteligentes e Câmeras Corporais:…

A segurança no ambiente de trabalho é uma preocupação fundamental em qualquer setor industrial. A…

Como a Inteligência Artificial pode aprimorar a segurança em instalações de Petróleo e Gás?

Como a Inteligência Artificial pode aprimorar a…

É comum que grandes instalações industriais e ativos críticos para a nação estejam isolados em…

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.