A nova geração de câmeras da Panasonic Security traz inovações surpreendentes e sem paralelo na oferta atual de equipamentos de segurança eletrônica, e já está presente nos novos projetos da Teltex Tecnologia.

Lançadas a partir de dezembro, as câmeras I-Pro Extreme deverão substituir, ao longo de 2017, todo o portfólio atual de câmeras da fabricante. Baseada nos pilares: Visibilidade Extrema, Compressão Extrema e Extrema Segurança de Dados, as novas câmeras trazem benefícios altamente desejáveis para projetos complexos de Segurança Eletrônica.

Por se tratar de assunto extenso, neste artigo abordaremos as capacidades de imagem das I-Pro Extreme, e nos próximos,as tecnologias de compressão de vídeo e segurança de dados.

Visibilidade Extrema

Combinando as tecnologias 144dB Super Dinâmico, Inteligent Auto (iA) e  Color Night Vision, a qualidade das imagens obtidas e sua nitidez em condições de luminosidade próximas de zero são impressionantes, especialmente se comparadas com as imagens obtidas pelas demais câmeras em uso no mercado – mesmo as mais avançadas.

A tecnologia 144dB Super Dinâmico permite o balanço automático de luz e sombra, possibilitando a captura de imagens muito nítidas de todos os detalhes de cenas com grandes constrastes de áreas claras e escuras. Imagens de entradas de prédios, estacionamentos, etc. em geral apresentam este problema.

A luminosidade extrema do exterior faz com que uma câmera normal “escureça” qualquer objeto captado contra esse fundo de muito briho, inclusive os rostos das pessoas que estão entrando e circulando no ambiente. Com a faixa dinâmica de 144Db associada à tecnologia de reconhecimento facial, a compensação de brilho é feita de modo automático, permitindo a captação de detalhes nítidos da face, como a imagem comparativa da Panasonic mostra:

panasonic-144db-super-dinamico

A comparação mostra a imagem original e com o balanço de brilho do 144db Super Dinâmico

Essa capacidade é potencializada com o recurso Inteligente Auto que faz a seleção automática entre os modos “Cenário de luz de fundo”, “Cenário com objetos em movimento” ou “Cenário noturno” de acordo com o entorno em que está instalada a câmera, para capturar as melhores imagens.

Em cenários de luz de sombra, a Câmera faz a compensão de luminosidade do primeiro plano. Associada ao 144dB Super Dinâmico essa capacidade é especialmente útil para aplicações onde o reconhecimento facial é vital, como no controle de acessos à áreas de alta segurança – prédios públicos, laboratórios de pesquisa, presídios, etc.

Já nos modos de cenários com objetos em movimento e cenário noturno a câmera utiliza uma combinação de inteligências para manter a nitidez de detalhes, compensando a trepidação da imagem ou reflexos muito estourados de luz. Essas capacidades tem aplicação ampla no monitoramento de tráfego tanto em estradas como nas cidades, pois mesmo em alta velocidade ou durante a noite permite a captação de placas veiculares com confiabilidade.

panasonic-inteligent-auto

Os três modos automáticos inteligentes – nitidez em todas as situações.

Color night vision – sem dúvida a nova funcionalidade mais impressionante das câmeras I-Pro Extreme , permite a visibilidade nítida em ambientes com iluminação quase inexistente, de 0,01 lx e 0,012 lx (considere-se que um ambiente 0 lx, ou zero lux, é um ambiente sem luz nenhuma, de escuridão total). A potência de captação pode ser vista na imagem abaixo – embora a cena pareça se passar de dia, foi captada à noite, com 0,6 lx de iluminação, o que corresponde à luz de uma vela comum.

panasonic-color-night-vision

A comparação mostra a imagem das nova câmera Panasonic e de câmera de segurança com função de captação de imagem noturna.

Em termos de aplicação os benefícios para a vigilância urbana são inegáveis – mesmo sem as mínimas condições de luz, é possível a identificação de características como cores e detalhes de vestimenta, cor de cabelo e pele, detalhes de objetos. Numa situação de flagrante de assalto ou roubo, por exemplo, essas informações repassadas da sala de monitoramento para a equipe de rua permite maior acuracidade na identificação e prisão de suspeitos e na recuperação de objetos roubados.

O vídeo demonstrativo da Panasonic Security faz um apanhado destas novas tecnologias em ação.

E no nosso próximo post, a compressão de vídeo que gera economia com a redução de necessidade de rede e servidores para tráfego e armazenamento de vídeo.