Usina de Tucuruí – Eletronorte

Usina de Tucuruí – Eletronorte

Projeto do Videowall da Sala de Controle da Usina de Tucuruí


Projeto finalizado em 2020, o painel de monitoramento do Centro de Operação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, da Eletronorte utilizou tecnologias Samsung e Dahua.

O videowall implantado pelo Teltex, conta com uma estação de gerenciamento e tecnologia de controle que permite dividir as telas e imagens em seções dentro das molduras das telas, exibindo conteúdo diferente simultaneamente.

Com tecnologias Samsung e Dahua, o videowall otimiza o controle de segurança da Usina de Tucuruí, a maior hidrelétrica exclusivamente brasileira, e o gerenciamento de riscos da Eletronorte, geradora de energia subsidiária da Eletrobrás que atende a toda região. Amazônica.

O sistema instalado em Tucuruí permite a projeção de 6 telas das estações de operação existentes, a customização de mosaicos e a automação de de layouts pré-definidos, a partir do gerenciamento gráfico provido pela placa controladora, com um tempo de resposta máximo de 8 milissegundos.

O Centro de Operações da Usina de Tucuruí é responsável pela supervisão e controle das operações da maior usina hidrelétrica totalmente brasileira. Localizado no estado do Pará, o centro conta com uma equipe altamente capacitada e tecnologia de ponta, que monitora constantemente o desempenho da usina e realiza análises de dados para garantir a eficiência energética e a segurança operacional. A centralização das operações em um único centro permite uma gestão mais integrada e eficaz de todo o processo de geração de energia, desde o controle dos reservatórios até a transmissão da energia para o sistema elétrico nacional. O Centro de Operações da Usina de Tucuruí é uma importante referência no setor elétrico brasileiro e um exemplo de excelência em operação e manutenção de grandes hidrelétricas.

Fale conosco

Agende uma reunião com nossos especialistas

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer suas dúvidas e entender as demandas específicas de seu negócio. Entre em contato conosco pelo formulário.