Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí

Sistemas de vídeo monitoramento dos municípios integrados à Secretaria de Segurança Pública.

Cliente da Teltex desde 2016, o Consorcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí reúne 23 municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul, entre os quais, Cruz Alta, Ibirubá, Carazinho, Espumoso, entre outros. O contrato com a Teltex prevê a atualização e manutenção dos sistemas de vídeo monitoramento existentes, bem como a implantação de novos sistemas e pontos de monitoramento.

No período de nosso contrato, todos os municípios passaram a contar com sistemas próprios de CFTV, que também são integrados aos Comandos Regionais da Brigada Militar (polícia militar do Rio Grande do Sul) e  ao Centro de Crise da Secretaria de Segurança Pública do RS, situada em Porto Alegre. A integração realizada pela Teltex permite que as imagens de todas as câmeras de segurança da região transmitam suas imagens para a SPP, em tempo real, podendo ser acessadas pelo comando estadual da Segurança a qualquer momento.

Com a integração dos sistemas de forma local e com a SSP, a Brigada Militar pode responder rapidamente a qualquer ocorrência nos municípios do Consórcio. Os resultados já estão sendo sentidos: onde os índices de criminalidade vêm se reduzindo ano a ano na região, que é crítica, pois constitui um corredor de passagem para a Argentina e Paraguai. Além disso, os assaltos a banco, um dos principais problemas enfrentados pelos municípios do Consórcio também foram reduzidos a poucos incidentes isolados nos últimos anos.