junho 6,2019

Smart City na prática: conheça Fujisawa


Para a grande maioria das pessoas, o conceito de Smart City ainda é um tanto ou quanto abstrato e soa quase como ficção. Para romper esta barreira e criar uam experiência prática e palpável, a Panasonic Japão se uniu à Prefeitura de Kanagawa e empresas parceiras para projetar e implantar um modelo piloto de smart city sustentável: a Fujisawa Sustainable Smart Town. Lançada em 2014, Fujisawa é hoje uma cidade real, com moradores reais, e um modelo para a concepção de cidades e bairros inteligentes.

O modelo de smart city de Fujisawa se destaca em termos globais, por ter sido centrado no estilo de vida pretendido para seus moradores. Antes de qualquer projeto, os participantes da iniciativa construíram  uma visão de 100 anos para frente, de uma comunidade com um “estilo de vida comunitário inteligente baseado no conforto residencial, características regionais e padrões de vida futuros – levando em conta aspectos como energia, segurança, mobilidade e bem-estar”

Nas Smart Cities tradicionais, centradas em tecnologia, o foco principal é a infraestrutura, que é construída antes dos projetos de casas e instalações confortáveis. Os serviços para residentes são a última consideração. No projeto Fujisawa SST essa lógica foi invertida e todas as definições foram tomadas a partir da criação de um conceito de estilo de vida dos seus futuros moradores e, a partir daí, a cidade inteira foi projetada, com espaços inteligentes otimizados, como residências e instalações:

FujisawaModel O design desta cidade é baseado no estilo de vida dos residentes. Consiste em três camadas, sem ênfase excessiva no zoneamento ou no projeto de infraestrutura. Nosso objetivo é criar uma cidade inteligente sustentável que incorpore as bênçãos da natureza em um estilo de vida “Eco & Smart”.

Hoje a cidade está em operação, com todas as obras de infra-estrutura realizadas e já habitada. O vídeo, produzido pela Panasonic Japão mostra um pouquinho de como é viver num espaço projetado para a qualidade de vida e mínimo impacto ambiental. Um conceito que pode ser transposto para nossas cidades, bairros ou condomínios e que a Teltex já vem desenvolvendo em alguns empreendimentos diferenciados, em todo o Brasil.

Para conhecer mais do projeto acesseo site de Fujisawa. Com informações da Panasonic Brasil.