janeiro 9,2019

Análise forense: compartilhamento de vídeos auxilia na investigação de crimes


Hoje a gravação de vídeos pelas pessoas é uma constante. Em qualquer lugar por onde se circule na cidade, raros serão os momentos, em que alguém por perto não estará capturando um vídeo para o Instagram, Snapchat, ou para algum outro propósito.

Mas e se esses vídeos pudessem ser utilizados como evidência ou instrumento de investigação e rastreio de suspeitos? E se os usuários de celulares em uma determinada região, onde ocorreu um incidente de segurança, pudessem ser acionados, pela própria mídia e redes sociais, para compartilharem suas fotos e vídeos do local e arredores, com possíveis pistas ou indícios?

O compartilhamento de vídeos e dados é a parte mais fácil dessa equação. Porém, os mesmos se tornam inúteis no momento em que demandam tempo e pessoas que as forças policiais em geral não têm, para analisar os milhares de vídeos e imagens enviados.

No entanto, os sistemas de controle de vídeo monitoramento (VMS) mais avançados já oferecem recursos para automatizar esse processo de análise, possibilitando que investigadores possam se utilizar dessas contribuições. As análises forenses permitem compactar muitas horas de vídeos e gravações de diversas fontes em vídeos curtos, nos quais podem ser feitas buscas por pessoas, veículos ou objetos, como no caso do Genetec Clearance™, aplicativo da Genetec, parceira da Teltex.

O Genetec Clearance™ é um sistema de análise forense que permite o gerenciamento de evidências digitais para acelerar as investigações, permitindo coletar, gerenciar e compartilhar com segurança evidências de diferentes fontes. O sistema, totalmente Web, permite o compartilhamento de vídeos de todos as fontes – celulares, tablets, câmeras de sistemas privados e quaisquer outros dispositivos. O upload de vídeos é feito diretamente por um navegador web, simples, que já converte o material recebido, automaticamente, no formato de vídeos padrão do órgão de segurança que o gerencia.

As funções de análise inteligente da plataforma permitem buscar, rapidamente, em todo o acervo de vídeos, uma determinada placa de veículo ou um indivíduo, a partir da inserção de uma foto do suspeito, ou algum outro tipo de evidência, como por exemplo, cor da roupa.

Para saber mais sobre sistemas de análise forense, consulte nossos especialistas.