setembro 19,2018

Hiperconvergência: Enxugando custos e otimizando a performance de TI


A solução hiperconvergente HPE SimpliVity é uma das novidades no portfólio da Teltex Tecnologia, que em 2018 ampliou significativamente suas operações em Infraestrutura e Redes de Comunicação, agregando também as soluções de redes sem fio Aruba. Para você saber mais sobre esta solução, reunimos as principais informações nesse post, e para que sua empresa comece a se beneficiar desde já com essa tecnologia, entre em contato conosco.

O que é Hiperconvergência?

Simplificadamente, a infraestrutura hiperconvergente é uma solução de servidor que integra computação, armazenamento e rede em um único sistema, ampliando as capacidades da infraestrutura de TI, enquanto reduz custos com servidores, storage, espaço físico de data center, tempo de resolução de problemas, entre outros ganhos de eficiência.

Linha HPE SimpliVity, a linha “verde” da HPE

Conhecida como linha Verde, a família de soluções HPE SimpliVity foi eleita pela CRN Magazine como o “Produto do Ano” de 2017 na categoria de tecnologias hiperconvergentes, em uma pesquisa internacional respondida por mais de 4.000 profissionais de TI.

O prêmio foi baseado em como a solução foi avaliada em termos de tecnologia, oportunidades de receita e lucro e demanda do cliente. O servidor HPE SimpliVity 380 com tecnologia Intel® permite que os clientes simplifiquem e otimizem as operações de TI a uma fração do custo de soluções de nuvem tradicionais e públicas, combinando a infraestrutura de TI e serviços de dados avançados, em uma solução única e integrada de flash.

O produto também foi apontado pelo Gartner, como líder do Quadrante Mágico 2018 para Infraestrutura Hiperconvergente.

O HPE SimpliVity 380 oferece um conjunto completo de funções de TI tradicionais, incluindo otimização de WAN, gerenciamento centralizado em VM global unificado, proteção de dados , integração com nuvem, backup integrado e recuperação de desastres, em configurações acessíveis para todos os portes de empresa e com uma alta eficiência energética.

A evolução da Hiperconvergência

O grande diferencial do HPE SimpliVity para as outras soluções hiperconvergentes de mercado, é a integração 100% de toda a infraestrutura. Enquanto as soluções concorrentes integram somente as camadas de servidores e armazenamento, O HPE SimpliVity integra todas as demais camadas, incluindo as estruturas de backup e replicação.

Com uma interface de gerenciamento extremamente simples o SimpliVity permite ganhos de performance como:

  • Economia de 90% na capacidade em armazenamento e backup combinados.
  • Menos de 1 minuto para concluir um backup local ou uma restauração local de uma VM de 1TB.
  • 3 cliques para fazer backup, restaurar, mover ou clonar uma VM em um único console.
  • Menos de um minuto para criar ou atualizar políticas de backup para milhares de VMs em dezenas de sites.
  • Adicionar ou substituir sistemas SimpliVity Omnistack com tempo de inatividade zero para sites locais ou remotos.

Redução de custos

Um dos aspectos fundamentais para a migração da infraestrutura legada para uma solução de hiperconvergência são os ganhos econômicos que as companhias obtém, ressaltados tanto pelo Gartner, no Quadrante Mágico do Gartner 2018 para Infraestrutura Hiperconvergente, como pelas publicações do IDC e Tech Validate, consolidadas instituições que mapeiam o mercado de TI.

De acordo com o IDC, 51% dos clientes que utilizaram a solução do SimpliVity, aposentaram backup e replicação de terceiros e 70% apontaram melhorias em backup/ recuperação e DR. o Tech Vaildate reportou também que 57% dos clientes SimpliVoity reduziram os tempos de recuperação de dados, de dias e horas para minutos.

Outros indicadores recolhidos pela HPE, fabricante da solução, incluem:

  • Até 73% de economia no TCO /Custo total de propriedade com ativos de TI
  • Até 65% de redução de despesas com infra-estrutura de armazenamento de dados.
  • 50% de aumento na produtividade dos times de TI.
  • Eliminação de custos de backup pagos a terceiros.

 

Referências: https://www.hpe.com/br/pt/integrated-systems/simplivity.html